Crash test: Fiesta 2018 x Fiesta 1998, o duelo da segurança
Em 2o anos, muita coisa mudou na segurança dos carros, em especial os que são vendidos em países de Primeiro Mundo. Para demonstrar isso, a Euro NCAP colocou frente a frente duas gerações do Ford Fiesta, um 1998 e outro 2018.
De 20 anos para cá, os modelos à venda na Europa têm de cumprir as rígidas normas de segurança impostas pela Euro NCAP. Nesse espaço de tempo, o número de acidentes mortais nas estradas europeias caiu de 45 mil em meados dos anos 1990 para cerca de 25 mil atualmente.
Diante destes números, é possível afirmar que neste espaço de tempo as normas de segurança impostas pela Euro NCAP já ajudaram a salvar cerca de 78 mil pessoas. Para mostrar a enorme evolução que a segurança automóvel sofreu no espaço de duas décadas, a Euro NCAP decidiu recorrer à sua melhor ferramenta: um crash test.
O que 20 vinte anos de crash tests e normas de segurança mais rigorosas criaram foi a possibilidade de sair vivo de um choque frontal a 64 km/h. O Fiesta mais antigo mostrou-se incapaz de garantir a sobrevivência dos passageiros, pois, apesar de contar com airbag, toda a estrutura do carro ficou deformada, com a carroceria a invadir o habitáculo e empurrando o painel em direção dos passageiros.