Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CRUZE JÁ FOI O MINI SUV DA CHEVROLET

Compartilhe!

Chevrolet_Cruze_001

O modelo de carro que é moda em todo mundo hoje em dia é o SUV pequeno, e todas as marcas estão investindo nesse segmento. A GM Brasil, por exemplo, prepara o Tracker, seu mini SUV derivado do Chevrolet Trax, para lançar ainda este ano no mercado. Dentro da marca, esta história de mini SUV tem desdobramentos curiosos.

O Chevrolet Cruze, sedã médio de luxo da GM, foi em sua origem um carro mais humilde. Era um pequeno SUV, anunciado como o “Chevrolet YGM1 Concept Car” no Tokyo Motor Show de 1999. Era apenas um utilitário pequeno, derivado do Suziuki Ignis, o Suzuki Swift japonês, uma geração adiante da que foi vendida no Brasil. Quando se decidiu por sua produção, a Holden, braço australiano da GM, ficou encarregada de finalizar o projeto, que recebeu o nome “Cruze”.

 Fabricado pela Suzuki no Japão, o carrinho foi lançado em outubro de 2001, e as vendas naquele mercado começaram no mês seguinte. O modelo foi vendido na Oceania como Holden Cruze entre 2002 e 2006. O GM o posicionava como um pequeno SUV, e o Cruze básico tinha tração dianteira e sistema 4×4 era opcional.

Em 2003, a Suzuki Europa começou a fabricar o modelo e vende-lo como Suzki Ignis, com um facelift do Ignis original. Ficou em produção até 2008, quando foi lançado o Cruze atual, conhecido também como Projeto J300 dentro da GM.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *