Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Da Croácia: Rimac Concept_One elétrico tem 1088 cv

Compartilhe!

Projetado como um superesportivo elétrico de alto desempenho, o Rimac Concept_One será apresentado no Salão de Genebra, no início do próximo mes, na sua versão de produção.

rimac-concept-1024x683

Desenvolvido por uma pequena empresa croata, o Concept_One tem por base o conceito de mesmo nome apresentado há cerca de cinco anos, surgindo agora na sua versão final, com um esquema de motores elétricos capaz de gerar o total de 1088 cv de potência máxima e invejáveis 160 mkgf de torque máximo.

É equipado com quatro motores elétricos– um para cada roda– e igual número de caixas de câmbio, sendo nisso que o conceito da Rimac realmente ganha notoriedade. Isto porque ao invés de escolher apenas uma única caixa de câmbio, a marca encontrou neste esquema uma forma de suportar o enorme torque fornecido pelos motores elétricos.

No eixo dianteiro estão duas caixas de câmbio com uma única relação, enquanto no eixo traseiro encontram-se câmbios de dupla embreagem com duas marchas, sendo as carcaças produzidas em fibra de carbono. Isso tudo permite, também, incluir o R-AWTV, sistema de Controle de Distribuição de Torque , que atua como controle de tração e de estabilidade.

Cada bateria tem capacidade de 1000 kW e recebe carga, também, a partir da regeneração de energia vinda do sistema de frenagem, atuando igualmente como freio, algo que é comum nos modelos elétricos.

Apenas oito unidades deste Concept_One serão produzidos pela Rimac, não se sabendo ainda o preço, mas deverá rondar US$ 1,2 milhões no mercado europeu.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español