Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

MINIATURA: DA ESTANTE PARA O SEMA

Compartilhe!

Hot Wheels e GM fizeram um Camaro para o SEMA deste ano, com a mesma pintura da miniatura de 1968.

O que separa os adultos das crianças é o tamanho –e preço- de seus brinquedos. Lembrando disso, a Chevrolet e a Hot Wheels criaram o “Hot Wheels Camaro Concept”, um modelo real customizado, pintado como o primeiro HW lançado há mais de 40 anos, e que foi uma das atrações do SEMA 2011. O Camaro Hot Wheels Concept é inspirado no “Custom Camaro”, miniatura em escala 1/64 que faz parte da primeira série de 16 carros Hot Wheels, lançados em 1968.

O projeto dos modelos em escala e tamanho real foi criação dos estúdios General Motors Design, em Michigan, e Hot Wheels Design, da California. Cada desenho e solução apresentada foi estudada por ambos, até que se chegasse ao modelo definitivo. “O Camaro faz parte da linha de miniaturas Hot Wheels desde 1968”, explicou Phil Zak, diretor de design da GM. “Várias gerações de apaixonados por carros cresceram brincando com os Camaro da Hot Wheels, sonhando um dia dirigir um de verdade. E isso agora é realidade”.

PIONEIRO

O mesmo entusiasmo foi observado do lado da Mattel/Hot Wheels. “Hot Wheels e Camaro estão juntos desde que ambos chegaram –praticamente juntos- ao mercado”, afirmou Felix Holst, vice-presidente de design da Mattel Wheels. “Fazendo parte dos primeiros 16 modelos que apresentamos em 1968, o Camaro foi o primeiro Hot Wheels produzido. A pintura era o que chamávamos de Spectraflame, cromada, com pneus “redline”, e esse Camaro esteve nos sonhos de gerações de garotos. Agora, colocamos todos aqueles elementos num modelo real”.

O projeto criou um carro que é identificado de imediato como um Camaro. A carroceria é a atual, mas com a decoração da miniatura de 1968, incluindo faixas pretas, pneus redline e a pintura verde “cromada”, entre outros. A miniatura original estreou a marca HW com sua pintura especial, e por isso o Camaro Hot Wheels Concept apresenta a mesma cor.

O processo de fabricação da miniatura incluía polimento do metal da carroceria e aplicação de vernizes. No carro real, o proceso foi mais complicado. O brilho final da pintura foi conseguido com a aplicação do Cosmichrome, produto da Gold Touch, e o efeito foi conseguido com aplicação de primer com partículas de metal, dando o efeito de prata cromado. Depois o verde foi aplicado em várias demãos, até se chegar ao cromado desejado.

DETALHES

 

Além disso,  o Camaro Hot Wheels Concept tem logos da Hot Wheels pela carroceria, detalhes em preto fosco, rodas pretas 20 x 10 e 20 x 11, grade do ZL1 com logo Hot Wheels, lanternas escurecidas, spoiler dianteiro do ZL1, faixas decorativas, emblemas Camaro em alumínio preto, saídas de ar no capô, logos HW nos bancos (que são de couro preto com costuras vermelhas), estribos HW, pedais, apoio de pé e porta-copos da Chevrolet Accessories, freios Brembo com pinças de seis pistões na frente e quatro pistões atrás, pedaleira esportiva, suspensão mais baixa Pedders (Chevrolet Official Licensed Product) e escapamento esportivo. Debaixo do capô repousa o motor 6.2V8 LS3 com câmbio Tremec TR6060, manual de seis velocidades…

A Hot Wheels vai fazer uma tiragem limitada, escala 1/64, desse Camaro. Informações no www.hotwheelscollectors.com. Essa será a 18a. miniatura do Camaro feita pela HW desde 1968, e durante estes 44 anos, milhões de HW Camaro foram vendidos. O HW Custom Camaro original, de 1968, está entre as mais valiosas miniaturas da marca. Naquele ano, todos os Camaro foram com a pintura Spectraflame, exceto um pequeno lote em branco.

Hoje, um Spectraflame Custom Camaro de 1968 em excelente estado vale cerca de US$ 150. Somente 15 pintados de branco estão catalogados, nenhum na embalagem original. Aí o preço salta para mais de US$ 3 mil. “Se existir algum na embalagem original”, concluiu Holst, o preço vai para dezenas de milhares de dólares”. Mais do que um Camaro zero quilômetro…

-Leia mais sobre miniaturas em AUTO&TÉCNICA e SUPER CHEVY.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español