Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Daihatsu: cinco conceitos que parecem brinquedos

Compartilhe!

A Daihatsu, marca ligada à Toyota e que há muito tempo desapareceu do Brasil, apresentou um conjunto de cinco concept cars batizado de “Daihatsu Village Colorful Carnival”. Esta é a aposta da empresa japonesa para edição virtual do “Tokyo Auto Salon”.

Daihatsu Taft

A pandemia de Covid-19 obrigou a edição de 2021 do Tokyo Auto Salon a ser exclusivamente digital, ideia que deve ser seguida por outros organizadores mundo afora, apesar de ser apenas um paliativo. Mesmo assim, a Daihatsu decidiu apoiar a iniciativa -já que não há outra opção- e preparou suas atrações para o tradicional evento nipónico.

Batizado de “Daihatsu Village Colorful Carnival”, o conjunto de cinco conceitos que a Daihatsu criou para o Salão de 2021 traz à lembrança os carrinhos com que brincávamos quando criança, e que na época de Natal alimentavam nossos sonhos.

A lista inclui de dois protótipos que abriram mão do teto até um mini-jipe que mais parece um carro de rádio controle. Uma coisa é certa: parece que não falta imaginação aos desenhistas da Daihatsu.

Prá que teto?

Como falamos antes, dois dos conceitos da Daihatsu para a edição de 2021 do Tokyo Auto Salon abdicam por completo do teto e do para-brisa. O mais convencional, e aquele com grande chance de ser produzido, é o Daihatsu Copen Spyder Ver.

Daihatsu Copen Spyder Ver.
Daihatsu Spder Copen Ver

No fundo, este carrinho é uma versão ainda mais radical do pequeno “roadster” da marca japonesa. Além de ter perdido o para-brisas e o teto, conta com rodas especiais, e, muito provavelmente, a mesma mecânica do Copen GR Sport, ou seja, motor de três cilindros com 660 cm3 e 63 cv.

Já no extremo oposto, apresentando-se como o mais interessante deste conjunto de protótipos, temos a Daihatsu Hijet Truck Sportza Ver. Baseada na pequena picape Hijet, a Hijet Truck Sportza Ver é outra que abriu mão do teto, tornando-se numa espécie de “roadster comercial”. Completando o visual -bastante radical- temos uma frente mais agressiva, bancos esportivos, rodas de liga leve vermelhas e até escapamentos laterais (três saídas do lado esquerdo). Quanto à mecânica, não se sabe se há novidades.

Daihatsu Hi-Z Jumbo Sportza Ver.
Daihatsu Hijet Truck Sportza Ver

Tem mais?

Para disputar holofotes com a Hijet Truck Sportza Ver, encontramos o jipinho Taft Crossfield Ver. De olho no segmento dos SUVs pequenos e com um visual mais aventureiro, fruto dos pneus para todo o terreno, para-choques exclsuivos, faróis auxiliares e guincho, este simpático carrinho parece pronto para ir até o fim do mundo e voltar, e não esconde a semelhança com os carros de rádio controle que você compra na 25 de março.

Daihatsu Taft Crossfield Ver.
Taft Crossfield Ver

Mais convencional mas nem por isso menos interessante, a Daihatsu Hijet Camper Ver mostra que não são necessários enormes wagons ou minivans para acampar. Também baseada na Daihatsu Hijet, este conceito adota visual que busca ser mais simpático e menos agressivo ou esportivo.

Daihatsu Hi-Z Jumbo Camper Ver.
Daihatsu Hijet Camper Ver

Por fim, o Daihatsu Thor Premium Ver com o “pacote” D-Sport,  talvez o modelo que mais se manteve fiel à filosofia de tuning tradicional. Desta forma, ganhou suspensão rebaixada, rodas maiores, novo para-choques e pintura bicolor.

Daihatsu Thor Premium Ver. With D-sport
Daihatsu Thor Premium Ver D-Sport

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español