Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

De trator a helicóptero: nem só de carros viveu a Citroën

Compartilhe!

Ainda que a maioria das pessoas apenas conheça a Citroën pelos seus automóveis, a marca francesa tem uma série de outras atividades que garantiram seu sucesso ao longo dos anos. Conhecida pelo seu espírito inovador presente em modelos como o 2CV, Méhari ou, mais recentemente, com o C4 Cactus, a Citroën conta também com diversas criações além dos automóveis, não só terrenas como também aéreas.

TypeJ_Conservatorio_Cit

Assim, quase desconhecido para muitos é o fato de que do final dos anos 1920 até à década de 1960, a empresa produziu ônibus, integrando-os nas mais de 150 linhas que compunham a Sociedade de Transportes Citroën, criada pela marca em 1931. Talvez o modelo de ônibus mais interessante da marca seja o Citroën U23, encarroçado pela Besset em 1947, tendo como base o caminhão U23 e impulsionado pelo motor de um Traction de 11 cv de potência. Dispunha de capacidade para 20 pessoas sentadas e oito de pé.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Citroën desenvolveu também um trator com 7 cv e quatro rodas motrizes, o Type J, sendo que antes disso havia já produzido pequenos tratores do Tipo A, tendo este sido o primeiro automóvel produzido em série pela marca.

Alguns anos mais tarde, em 1965, a marca entrou nas competições pela mão de Maurice Emile Prezous, engenheiro proprietário de uma concessionária Citroën, que decidiu criar o seu próprio monoposto de corridas com base nos automóveis que ele próprio vendia. Assim nasceu o MEP X1, primeira versão que evoluiu até ao MEP X2, capaz de alcançar os 190 km/h de velocidade máxima. Em 1971, a marca deu sinal verde para o desenvolvimento do MEP X27, que teve por base o grupo propulsor do Citroën GS e que chegava aos 200 km/h. Deste foram produzidas 80 unidades, presentes em circuitos até 1975.

Em outro segmento totalmente oposto, a marca criou também o RE 210, helicóptero de dois lugares que, em 1975, fez o seu voo inaugural. Hoje encontra-se em exposição no Museu da Citroën, na França.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español