De volta: Bob Lutz promove a reencarnação do Hummer H1
O Hummer H1 está de volta. Estas primeiras unidades da reencarnação deste ícone estão sendo produzidas nos Estados Unidos, na fábrica da VLF Automotive, propriedade do antigo vice-chefão da General Motors, Bob Lutz, talvez o executivo mais importante desse setor em todos os tempos.
Bob Lutz, antigo vice-chairman da General Motors, atualmente um dos responsáveis da VLF Automotive, anunciou que relançará o Hummer H1 (lançado originalmente há 25 anos) para vender em África, Europa, Médio Oriente e China. A GM ainda é detentora dos direitos da extinta marca Hummer, desativada em 2010.
Estes “novos” modelos, comercializados como Humvee C-Series, são produzidos em quantidades reduzidas na fábrica da VLF, no Estado de Michigan, estando previstas cerca de 100 unidades até ao final deste ano, a maioria tendo como destino clientes chineses.
A ideia de reencarnar o jipão, curiosamente, partiu de cinco entusiastas dos Humvee (o nome militar dos Hummer) daquela região dos Estados Unidos. O modelo esteve recentemente no Salão de Xangai, na China, em abril. Tem motor 6.5V8 diesel com 190, 205 ou 250 cv, ou o 6.2V8 LS3 Chevrolet a gasolina com 430 cv, funcionando em conjunto com caixa de câmbio automática.
Para quem não sabe, Bob Lutz é um tipo de executivo raro nas montadoras, apaixonado por carros, o que é difícil encontrar hoje em dia. Nasceu na Suíca em 1932, e além da GM trabalhou na Chrysler, Ford e BMW. Entre outros assina o projeto do Dodge Viper e chegou a trabalhar na Ford Brasil. Entre suas paixões está a aviação militar: ex-mariner, tem vários caças, incluindo dois jatos Mig soviéticos, que pilota regularmente.
Na Ford liderou, por exemplo, a criação do Escort MK3, Sierra e Explorer. Na GM teve sob sua responsabilidade dezenas de lançamentos, entre eles o novo Camaro e a SUV Equinox.