De volta: Toyota relança pickup dos anos 80
A Volkswagen um dia ressuscitou o Fusca no Brasil. Agora é a vez da Toyota seguir o mesmo caminho. Trinta anos depois do lançamento, o Land Cruiser “série 70”, um dos modelos mais marcantes na história da Toyota, voltará a ser produzido.
O utilitário, cuja comercialização no Japão terminou em 2004 (começou em 1984), voltará a estar disponível naquele mercado, depois da Toyota ter cedido aos incontáveis pedidos dos clientes para que a Série 70 voltasse a ser comercializada. A produção será de apenas um ano. Este regresso do modelo, que continua sendo vendido na Austrália, onde a comercialização nunca parou, destina-se também a comemorar os 30 anos do seu lançamento. Vão ser criadas duas séries especiais do modelo, estimando-se 200 encomendas mensais.
Esta reedição da Série 70 está disponível com cabine dupla, novidade no Japão, e também SUV. O Land Cruiser 70 chegou a ser montado também em Portugal, usando motor italiano da VM Motori, de 115 cv, que não existia na maioria dos demais mercados. A nova versão usa motor 4.0V6 de de 231 cv, com caixa de câmbio manual de velocidades de cinco marchas e uma transmissão não-permanente nas quatro rodas.
O interior e o exterior receberam alguns retoques, mas nada que comprometesse as suas linhas quase clássicas. A grade, faróis e pára-choques foram atualizados, enquanto no interior não faltam equipamentos como quatro vidros elétricos, som, ar condicionado e retrovisores elétricos.
O modelo conta ainda com recursos de segurança, como freios ABS e airbags, além de emblemas alusivos à edição comemorativa de 30º aniversário nas laterais.