Dez curiosidades sobre pneus que você provavelmente não conhece
O pneu é um dos elementos mais importante do veículo. Eles estão em contato direto com o piso, e a do veículo ao solo depende deles. E esse contato de cada pneu com o piso em geral não é maior do que um maço de cigarro.
A vida útil varia de acordo com o uso e a manutenção que recebem, mas aproximadamente oscula entre 40.000 e 50.000 kms. A Michelin recomendam que s pneus sejam substituídos após 10 anos, mesmo que pareçam estar em boas condições e não tenham se desgastado.
De acordo com um estudo realizado pelo site espanhol Acierto.com (especializado em seguros), 50% dos motoristas não trocam os pneus a tempo. Isso na Europa, pois no Brasil é comum que sejam usados até começarem a “soltar os arames”, pois por aqui são itens muito caros. Uma situação que pode resultar em furos ou estouros. O ideal é mante-los em boas condições, verifique semanalmente a pressão e o desgaste da borracha; manter a suspensão alinhada e as rodas balanceadas. A legislação estabelece que, se as as ranhuras da borracha tiverem profundidade inferior a 1,6 milímetros, o pneu está desgastado e, portanto, requer substituição. Passível de multa e apreensão do veículo, incluindo o estepe.
AUTO&TÉCNICA reuniu 10 curiosidades sobre os pneu, desde sua origem, como são fabricados, até a cor que tinham no início. Confira:
10 curiosidades sobre pneus
- O termo pneumático tem sua origem na expressão “relativo ao ar”, que se refere ao termo grego “pneumatikós”.
- Eles nem sempre foram pretos. Os primeiros pneus eram claros devido à natureza da própria borracha. Mais tarde, adicionaram carbono que, além de obscurece-los, os tornou mais duráveis.
- Eles utilizam cerca de 200 tipos diferentes de elementos em sua composição.
- Os pneus acumulam eletricidade estática.
- Os maiores pneus do mundo pesam 5 toneladas.
- Por causa da resistência à rodagem os pneus consomem entre 20 a 35% do combustível que um carro gasta.
- A Bridgestone é a maior fabricante de pneus do planeta.
- Eles são reutilizados (recapados, recauchutados ou remoldados), ou mesmo reciclados, para controlar seu impacto ambiental, pois são muito poluentes.
- Eles trazem gravados códigos que especificam suas dimensões, data de fabricação e algumas de suas principais limitações.
- O maior produtor de pneus não automotivos é a Lego, uma empresa de brinquedos.