O ar condicionado é aquele equipamento cada vez mais necessário e indispensável quando o verão chega. O funcionamento parece simples. Apertamos um ou dois botões, abrimos as saídas de ar e desfrutamos do arzinho frio. Simples, certo? Nem tanto. Há erros que cometemos constantemente, e assim não desfrutamos do máximo que o condicionador de ar pode oferecer. Saiba quais são esses erros, para poder evitá-los.
Já é passado o tempo em que podíamos nos dar ao luxo de fazer deslocamentos ou viagens com o carro nas horas de maior calor, uma vez que se popularizou um equipamento imprescindível: o ar condicionado. A simplicidade do uso deste componente esconde um complexo processo de aplicação; o sistema empregado em cada modelo específico de carro demora até três anos para ser desenvolvido. Ainda assim, há erros que cometemos quando ligamos o ar condicionado. Evite-os para aproveitar ao máximo este seu companheiro de viagens.
– Colocar o ar condicionado no máximo quando se entra no carro
No verão, as temperaturas no interior de um automóvel estacionado ao sol podem atingir os 60 ou 70ºc. Em meia hora, consegue-se reduzir essa temperatura se seguir alguns passos, e colocar o ar condicionado no máximo não é um deles.
Antes de colocar o carro em movimento, abrir as portas as portas e as janelas e deixar entrar o ar do exterior no habitáculo durante um minuto -sem ligar o ar condicionado- é o primeiro passo que deverá ser feito. Desta forma, conseguimos baixar de forma natural a temperatura interior. Depois, já é possível entrar, fechar as portas e as janelas e ligar a climatização.
– Não mantenha ativada a recirculação do ar
Manter esta função ativada contribui para o embaçamento dos vidros. Opte pela opção Auto para que o fluxo de ar se autorregule e se torne mais homogêneo. O uso do ar condicionado torna-se mais eficiente desta forma.
– Ligue o ar condicionado mesmo quando a manhã está fresca
Algumas manhãs de verão podem ser frescas, mas devemos ainda assim ligar o ar condicionado, nem que seja a uma temperatura mais elevada. Com isto, evita que os vidros embacem quando a temperatura exterior subir. Evite não usar o ar por longos períodos, para que o gás refrigerante não perca sua capacidade e evitar ressecamento de mangueiras e vedadores. Use o ar condicionado pelo menos cinco minutos por dia.
– Verifique para que direção estão apontadas as saídas de ar
Muitas vezes um passageiro queixa-se de que não está a sentir a frescura do ar condicionado e pede para aumentar a intensidade do fluxo de ar. No entanto, o problema não está na temperatura nem na intensidade, mas sim na direção em que estão apontados os difusores.
Os difusores devem estar direcionados para cima, não para o rosto cara. Com o devido direcionamento, consegue que o ar condicionado se espalhe por todo o automóvel e chegue a todos os passageiros num processo uniforme. Além disso, é sempre bom lembrar que o ar quente sobe…
– O ar condicionado também requer manutenção…
Tal como o óleo lubrificante, os pneus ou o fluido de freios, o sistema de climatização também precisa de manutenção específica. Recomenda-se a substituição do filtro a cada 15 mil ou 20 mil km, para que garantir que não há perdas de consistência no fluxo de ar nem deficiências na força de saída nas grades de ventilação.