Última hora

Dieselgate: ações da VW desabam e empresa é tirada do Dow Jones

Compartilhe!

Como um castelo de cartas, a Volkswagen vai desabando em sequência. O Grupo Volkswagen vai deixar de fazer parte do índice de empresas sustentáveis (DJSI, na sigla em inglês) , conforme anunciou a Standard & Poor Dow Jones Indices após o escândalo de fraude nas emissões de óxido de nitrogênio que envolve o grupo alemão.

 A retirada acontecerá no dia 6 de outubro, depois de concluída a sessão da bolsa de valores de Frankfurt do dia anterior, explicou a entidade gestora dos índices. O Grupo VW fazia parte desta casa há mais de 10 anos, estando presente entre 1999 e 2004 e depois de 2007, tendo sido inclusive nomeada em agosto a empresa mais sustentável do setor automotivo.

“O comitê do Índice Dow Jones de Sustentabilidade analisou a situação e, finalmente, decidiu retirar a empresa do DJSI World, do DJSI Europe, e todos os outros índices DJSI”, afirmou a S&P Dow Jones Indices, em comunicado. “Como resultado, a Volkswagen não será mais identificada como líder do grupo industrial no segmento de Automóveis e Componentes”, acrescentou.

Até ontem, as ações da Volkswagen recuaram 46% no ano.

O índice de sustentabilidade mensura o quanto as empresas estão aptas a manter suas atividades com base na geração de caixa e rendimentos de seus próprios ativos, ou seja, mede se suas operações são economicamente sustentáveis. O índice também leva em conta questões ambientais e sociais, como o impacto da operação da empresa nas comunidades onde atua.

Pela metodologia do índice, questões potencialmente problemáticas relativas às sociedades de qualquer dos participantes do DJSI acionam automaticamente um “media & stakeholder analysis” (MSA), que examina a extensão do envolvimento da respectiva empresa e como ela está administrando a questão. Na sequência da MSA, o comitê do índice analisa o problema e decide se a empresa permanecerá ou nao no índice.


Compartilhe!
1713852403