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Do Peugeot VLV 1941 ao e-2008 atual: quase 80 anos de carros elétricos

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Comercializado em 1941, o primeiro veículo elétrico da francesa Peugeot chamava-se VLV, (“Véhicule Léger de Ville” ou “Veículo Leve Urbanoigeiro”). Durante a II Guerra Mundial, o racionamento da gasolina incentivou a procura de fontes alternativas de energia. Peugeot foi a única grande fabricante de automóveis a se interessar-se por esse tipo de propulsão. O VLV foi produzido em Paris entre junho de 1941 e fevereiro de 1943, tendo sido fabricados 377 exemplares.

Mantendo-se sempre em busca de novidades tecnológicas, a Peugeot se uniu à Alsthom e à EDF (Electricité de France) nos anos 1970 e 1980, para poder disponibilizar motores elétricos nos protótipos Peugeot 104 (quatro cupês e três furgões), a que se seguiram os comerciais Peugeot J5 e J9.

Em 1983 terve início um novo programa em torno do Peugeot 205, fruto da colaboração entre a PSA e a SAFT (baterias). O 205 iniciou o denominado “programa de série”, que haveria de ter continuidade no Peugeot 106, numa experiência única, de grande escala: disponibilizar aos clientes, por meio de um sistema de self-service, uma frota de Peugeot 106 Eléctrique. Nasceu assim, em dezembro de 1993, a operação “50 Veículos Elétricos em La Rochelle”.

De 1990 a 2010, a Peugeot apresento alguns concept-cars que deixam claro o constante interesse da marca no domínio da propulsão elétrica: ION (o primeiro carro a usar esse nome) em 1994; TULIP e Touareg (nada relacionado ao SUV Volkswagen) em 1996; o original concept BB1, apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, e o concept EX1, de 2010, detentor de seis recordes internacionais de aceleração, alcançados em Montlhéry (França) e na China.

No início do Século XXI, o mundo do automóvel começou a enfrentar enormes mudanças. A transição energética tornou-se um desafio incontornável na luta para acalmar os riscos climáticos. Em 2019, depois de adquirir o controle da tecnológica Opel, a Peugeot lançou uma linha completa de veículos de baixas emissões e/ou zero emissões de CO2. Esta ofensiva tecnológica se sustenta em três pilares: “Serenidade, Prazer, Simplicidade”. Tem a mesma ambição demonstrada desde o início: tornar a mobilidade segura, limpa e acessível ao maior número possível de pessoas.

“Serenidade” porque a linha Peugeot estará eletrificada em 50% ainda neste ano de 2020 e em 100% em 2025. “Prazer”, porque essa sensação sempre fará parte da filosofia Peugeot para automóveis, como o demonstra o Concept 508 Peugeot SPORT ENGINEERED, que mostra o desenvolvimento de uma potente linha de modelos eletrificados de produção. “Simplicidade”, porque para a Peugeot e para os seus clientes a escolha do visual não representa sua utilização.

Nove meses após o lançamento do novo Peugeot e-208, o portfólio da marca na Europa é rico em propostas eletrificadas: e-208, e-2008, 508 HYBRID e 3008 HYBRID4 na linha de automóveis de passageiros; e-Expert, E-Traveller e, em breve, e-Boxer, na lista dos veículos comerciais. Assim, a revolução elétrica dentro da marca francesa está em pleno andamento.

1941 - 1945 Peugeot VLV | Carros e caminhões, Primeiro carro, Carros

Peugeot VLV (1941)

Enfrentando a ocupação alemã e com a consequente escassez de combustíveis, a Peugeot propôs, em 1941, uma alternativa revolucionária para a época: o VLV (“Véhicule Léger de Ville”), carro de pequenas dimensões, dimensionado para uma tração elétrica. Aquele que é o primeiro veículo elétrico Peugeot foi, assim, apresentado como um minicarro conversível de dois lugares assimétricos.

Veículo econômico e destinado à utilização urbana, o VLV atingia os que buscavam um meio de transporte alternativo aos seus veículos convencionais que, ou haviam sido requisitados pelo governo, ou que não podiam utilizar devido ao elevado custo e racionamento de combustível. Projetado basicamente como um “cyclecar”, com bitola larga na frente e mais estreita na traseira, o VLV funcionava com eletricidade produzida por baterias armazenadas no porta-malas dianteiro, que alimentavam um motor elétrico sem diferencial, que atuava sobre as rodas traseiras.

A autonomia situava-se entre os 70 e os 80 km, podendo atingir velocidade máxima de 35 km/h. Particularmente usado por carteiros ou médicos, o Peugeot VLV foi produzido no total de 377 exemplares, entre os anos de 1941 e 1943, na fábrica francesa de La Garenne.

Peugeot 106 ELECTRIC (1993)

Primeiro grande fabricante europeu a comercializar, em 1989, veículos elétricos, oferecidos para comunidades e empresas, a Peugeot iniciou a venda de carros elétricos a clientes particulares em julho de 1995, com o 106 ELECTRIC. Este lançamento comercial foi precedido por uma experiência realizada em parceria com a Electricité de France e a Comunidade Urbana de La Rochelle, ao longo de dois anos (do final de 1993 ao final de 1995).

Um lote de 25 unidades 106 ELECTRIC foi testado por motoristas profissionais e organismos locais. O modelo 106 foi produzido de 1990 a 2003, num total de 2.798.246 unidades, lote em que se incluíram 3.542 versões elétricas, produzidas entre 1993 e 2003.

Peugeot Ion Concept (1994)

Foi no Salão de Paris de 1994 que o Peugeot Ion foi apresentado. Veículo concebido e desenhado exclusivamente para a cidade, o Ion sintetizava um conjunto de soluções adaptadas e alcançáveis, desenvolvidas para atender as necessidades e exigências de clientes urbanos. Oferecia ao motorista e aos passageiros um nível de conforto e equipamentos que, nos anos 2000, ainda eram algo futuristas em automóveis tradicionais.

Tudo foi projetado e instalado para facilitar a vida a bordo: duas portas grandes permitem o acesso aos quatro lugares, apoio de braços com entradas para carregamento de equipamentos eletro/eletrônicos, CD Player, telefone hands fre, tela LCD e locais para conectar videogames para os mais jovens. O Peugeot Ion Concept tinha 3,32 m de comprimento, 1,60 m de largura e era alimentado por baterias de níquel-cádmio.

Peugeot TULIP (1996)

O TULIP (Transporte Urbano Livre, Individual e Público) nasceu em 1996 do desejo de conciliação o dia a dia das cidades, o automóvel e o meio ambiente. O concept TULIP foi criado para integrar uma rede de aluguel de veículos para uso urbano e compartilmento público, a partir de uma estação central responsável pela gestão, reserva, manutenção da mobilidade e faturamento.

Peugeot Touareg (1996)

Apresentado em Paris, em 1996, este veículo de lazer e para proveitar a vida ao ar livre, é uma proposta off-road tranquila, inodora e ecologicamente correta, graças às suas baterias de níquel/cádmio colocadas na parte de trás dos bancos dianteiros. O silêncio de operação, a total ausência de emissões de poluentes e o cuidado tratamento estético tipicamente Peugeot eram sinais tangíveis da mistura entre viagens, lazer e natureza.

O motor elétrico tinha potência de 35,5 kW. Era auxiliado por um único cilindro, que operava como gerador, permitindo a recarga autônoma das baterias, oferecendo autonomia de 300 km com apenas 15 litros de combustível.

Peugeot e-doll e Peugeot Bobslid (2000)

Em 2000, tendo, uma vez mais, por palco o Salão de Paris“, a Peugeot exibiu no seu estande quatro concept-cars de desenho futurista, criações das equipes de Gérard Welter, sobre as temáticas “Ano 2000” e “Mobilidade Urbana”. Batizados de “City Toyz”, dois deles –Peugeot e-doll e Peugeot Bobslid (no alto)– contavam com alimentação elétrica.

Peugeot e-doll | Concept Cars | Diseno-Art

O Peugeot e-doll (acima) é um conceito que pode acomodar três pessoas a bordo, alimentado por dois motores elétricos em tudo semelhantes aos usados nas scooters elétricas Peugeot Scoot’elec; também o Peugeot Bobslid era um concept de três lugares (um central e dois traseiros), 100% elétrico, alimentado por motores elétricos distribuídos pelas quatro rodas motrizes, sendo a direção operada por joystick.

Peugeot BB1 vem "batido" de fábrica - BlogAuto

Peugeot BB1 (2009)

No Salão de Frankfurt de 2009, a Peugeot apresentou o BB1, um novo concept car urbano 100% elétrico. Capaz de acomodar quatro pessoas em apenas 2,50 metros de comprimento, o BB1 reinventava o automóvel em todas as suas dimensões: arquitetura, estilo, desenho de interiores, condução e conectividade, respeitando ao máximo o meio ambiente.

Compacto e leve (600 kg), graças a uma carroceria em fibra de carbono, o concept BB1 continuava sendo um modelo de veículo urbano adaptado às restrições das cidades europeias, cada vez mais maiores. A sua bateria de lítio proporcionava autonomia de cerca de 100 km, suficiente para a utilização urbana diária, incluindo compartilhamento.

Peugeot EX1 concept (2010) sets 'Ring record | CAR Magazine

Peugeot EX1 (2010)

Concebido em 2010 para celebrar o 200º aniversário da marca Peugeot, este concept-car 100% elétrico é um roadster esportivo de dois lugares, com estilo futurista e projeto original, projetado para oferecer sensações intensas ao volante. O EX1 cumpre a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,24 segundos, e atinge a velocidade máxima de 260 km/h em 5,1 segundos.

O seu desempenho deve muito à aerodinâmica refinada, estrutura ultraleve e pelos seus dois motores elétricos, que lhe dão potência máxima acumulada de 340 cv, com sistema de tração nas quatro rodas. Graças ao uso extenso de fibra de carbono e ao baixo peso, o concept Peugeot EX1 estabeleceu um total de seis recordes mundiais, alcançados no circuito de Montlhéry (França) e aprovados pela FIA.

SUV Peugeot e-2008 (2019)

O novo SUV Peugeot e-2008 foi apresentado em estreia mundial na China, em 2019. Verdadeiro SUV nas suas dimensões, o e-2008 surpreende com um estilo agradável e original. Tecnológico, o modelo adota a nova geração do painel Peugeot i-Cockpit 3D, equipamentos e auxiliares de condução de alto nível.

Este primeiro SUV Peugeot 100% elétrico dá acesso a elevado nível de desem[penho, silêncio de operação, ausência de vibrações e liberdade de movimento em “zonas verdes”, de acesso restrito, comuns naEuropa.

Com autonomia de 320 km, potência de 136 cv e torque de 26 mkgf (disponível logo a partir dos 0 km/h), garantem acelerações e retomas de velocidade bastante rápidas, sendo que o comportamento dinâmico do novo SUV Peugeot e-2008 proporciona ligação com as vias e prazer ao dirigir, algo tão esquecido nos dias de hoje.


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