Dodge “Born To Be Wild” Challenger, em 10 versões muito especiais
Acredite, ele agora é um conquentão. Isso mesmo, o Challenger chegou aos 50 anos. O Dodge Challenger sempre foi um dos modelos preferidos entre os fanáticos pelos “muscle cars”, em especial nas primeira e terceira (e atual) geração, relançada em 2008. Apesar da primeira geração ter ficado apenas cinco anos em produção, de 1970 a 1974, foi o suficiente para criar um culto à sua volta. E também para serem criadas versões raras…
O Dodge Challenger sempre foi um dos modelos preferidos por entre os amantes dos muscle cars, principalmente na primeira e na última geração, relançada em 2008. Apesar de a primeira geração ter durado apenas cinco anos em produção, de 1970 a 1974, foi o suficiente para criar um culto à sua volta e também para serem criadas versões raras.
A sua produção, como vimos, iniciou-se em 1970. Compartilhando a sua plataforma (E-Body) com o Plymouth Barracuda, o Dodge Challenger impressionava pela sua vasta lista de motores disponíveis.
Pelo caminho ainda houve uma segunda geração, mas este era um automóvel abaixo da crítica, com base no Mitsubishi Galant (acima), e sequer é considerada. Agora, 50 anos após o lançamento da primeira geração do Challenger, AUTO&TÉCNICA fez uma lista das 10 versões que povam os sonhos dos entusiastas do modelo.
Challenger T/A 1970
O Challenger T/A foi lançado para homologar o automóvel para as provas da Trans Am. Como a SCCA suavizou as exigências de homologação, o motor desta versão não é o 5.0V8 utilizado na competição, mas sim o 340 Six Pack (5.6V8). A alimentação de combustível era feita por três carburadores bijet, desenvolvendo 290 cv. Exatos 2.539 exemplares foram construídos desta versão.
O Challenger T/A foi lançado para homologar o automóvel no Trans Am. Como a SCCA suavizou as medidas de homologação, o motor desta versão não é o 5,0l utilizado na competição, mas sim o 340 Six Pack de 5,6L de cilindrada. A alimentação de combustível era feita por três carburadores duplos desenvolvendo 290cv. Cerca de 2.539 exemplares foram construídos desta versão.
Challenger R/T 440 1970
O Challenger T/A não foi o único a receber motor com três carburadores, já que, essa solução, também foi aplicada no Challenger R/T 440 Six Pack, com três carburadores Holley 2300 montados no motor de 7.2V8; a potência passava assim para os 390 cv.
Challenger 426 Hemi 1970
O Challenger equipado com o motor 426 Hemi é um dos mais desejados. Afinal, tem o desejado motor Hemi. Este motor de 7.0V8 com dois carburadores quadrijet. Tem 425 cv.
Challenger Demon 2018
Esta é a versão mais extrema de todos os tempos do Challenger, um automóvel de arrancada homologado para andar nas ruas. Por esse motivo, foi o primeiro automóvel de produção a sair de fábrica com pneus de dragster montados, além de duas rodas extras mais finas, para a dianteira. O motor Hemi 6.2V8 pode chegar aos 852 cv alimentado com gasolina de 100 octanas. Somente 3.300 unidades foram produzidas.
Challenger SRT Hellcat e Hellcat Redeye 2015/2019
O Challenger Hellcat era a versão de alto desempenho do Challenger, lançada em 2015, com o motor Hemi 6.2V8 e 707cv. Para 2019, a potência aumentou em 10 cv, saltando para os 717 cv. Também em 2019, foi lançado o Challenger SRT Hellcat Redeye, com o objetivo de compensar o desaparecimento do Demon, com o mesmo motor, mas de 808 cv.
Challenger SRT 392 Core 2013
O Challenger SRT 392 Core era uma versão mais despojada do SRT, equipado com o motor Hemi 6.4V8 de 470 cv. Estava também equipado com freios Brembo, e perdeu alguns equipamento de luxo, como os bancos de couro pele, os faróis HID e a suspensão adaptativa.
Challenger Scat Pack 1320 2019
Com o final de produção do Challenger Demon, a Dodge passou a oferecer o Scat Pack 1320 para aqueles que queria um Challenger para arrancadas. É equipado com o motor Hemi 6.4V8 de 485 cv. É o único, junto com o Demon, que vem de série com o chamado “transbrake”, um sistema próprio para a provas de “dragster”. Além disso, tem ainda muitos equipamentos específicos, como suspensão calibrada para arrancadas e eixo cardã reforçado, entre outros.
Challenger SRT Super Stock 2020
O Challenger Super Stock fica junto das versões de alto desempenho da linha. Utiliza a mesma mecânica do Challenger Hellcat Redeye, mas com mais potência, 818 cv. O seu eixo cardã foi também reforçado, para aguentar o torque.
Challenger R/T Scat Pack Widebody 2019
A partir de 2019, o Challenger pode ser equipado com o Widebody, ou seja, uma carroceria mais larga, para acomodar pneus maiores. Esta especificação pode ser pedida no Scat Pack, no Hellcat e no Hellcat Redeye. No entanto, é no Scat Pack que a experiência se torna melhor, com o motor 392V8 aspirado, de 485 cv.
Challenger Drag Pack 2021
Os três “pony cars” americanos -Dodge Challenger, Chevrolet Camaro e Ford Mustang- estão equipados com versões de fábrica destinadas às provas de arrancada, como é o caso do Challenger Drag Pack, desenvolvido pela Mopar, limitado a 50 unidades.