Dodge Challenger Drag Pak: o dragster de fábrica
Uma imagem vale mais do que mil palavras? No caso do Dodge Challenger Drag Pak, sim. Dizer o que? Todos sabem que os muscle cars norte-americanos, em sua origem nos anos 1960, serviam mais para ser acelerados em retas do que para enfrentar curvas. Com o kit Drag Pak da Mopar, o já enfurecido Challenger se transforma num verdadeiro carro de arrancada. Isso mesmo, sai da concessionária e vai para a pista enfrentar os dragsters, prometendo cumprir os 400 metros em oito segundos.
A Dodge decidiu “tunar” o Challenger em duas versões, uma com motor 354V8 (5.800 cm3) equipado com compressor ou 426V8 Hemi (7.000 cm3) naturalmente aspirado.
O motor 5.8V8 usa bloco de ferro com virabrequim de aço forjado, além de comando de válvulas especial e calibragem específica. Já a versão atmosférica 7.0V8 utiliza bloco e cabeçotes de alumínio e outra afinação. Para transmitir a potência ao solo o modelo, os carros usam caixa de câmbio automática 727 da Chrysler.
Mas não foi só buscando potência e musculatura que este kit foi desenvolvido, já que este contém inúmeras modificações especiais para uso em corridas de arrancada. Na dianteira, as duas versões usam uma suspensão especial da Mopar. No eixo traseiro as modificações vão ainda mais além, com eixos reforçados, entre outras alterações. As suspensões são totalmente reguláveis em ambos os eixos. As jantes são de 15 polegadas, com pneus 28×4,5 na frente e 30×9 na traseira. Pneus Hoosier, de arrancada…
No interior é possível ver o “santoantonio” integral, bancos de competição, cintos de segurança de cinco pontos e o mesmo painel de instrumentos dos Challenger normais, mas com mostradores extras da Mopar.
Serão produzidos apenas 60 unidade dos Drag Pak, 35 usarão o motor com compressor volumétrico, com preço de US$ 109.400, e 25 contarão com o motor aspirado por US$ 99.500.