Dodge Challenger Mopar esgotou em um dia
Se você morasse nos Estados Unidos até poderia ter a chance -mínima- de ter um na garagem. Comprar um desses foi mais difícil do que conseguir ingresso para o jogo de abertura da Copa do Mundo. O irretocável Dodge Challenger ganhou série especial Mopar, de apenas 100 unidades, e esgotou em apenas um dia. A versão preparada do cupê esportivo foi criada para celebrar o centenário da Dodge, e recebeu modificações principalmente na parte estética. Na parte mecânica, não há nada o que fazer: sob o capô está aninhado um motor 5.7V8 HEMI de 380 cv de potência máxima.
O revivido muscle car dos anos 1960 é um grande sucesso da marca. O melhor de tudo é que o Challenger será vendido no Brasil, e sua apresentação oficial está marcada para o Salão de São Paulo, junto com o Charger e o Jeep Renegade pernambucano. A venda começa ainda em outubro, enquanto a produção do jipinho em Goiana (PE) será iniciada no próximo ano.
O Challenger normal -como será vendido aqui- é equipado com motor 6.6V8 de 380 cv e 41,8 mkgf de torque máximos, com câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis. O Charger utiliza motor 5.7V8 de 304 cv e 36,5 mkgf, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades ou automático de oito. Se a Ford resolver -depois de meio século de espera- trazer o Mustang, poderemos ver nas ruas do Brasil a trinca Camaro-Mustang-Challenger, algo impensável a não ser pelas mãos de importadores independentes, que vem trazendo Mustang e Challenger; o Camaro já é vendido pela GM.
Voltando ao Mopar, um dos principais detalhes dessa versão é o chamado “Shaker Hood”, sistema de scoop que foi popularizado pela Chrysler e outras marcas durante os anos 1960/1970 e nada mais é do que uma tomada de ar aparente. Shaker, pois chacoalhava na marcha-lenta e acelerações; hoje, por conta da injeção, que “arredondou” os motores, só vai balançar nas acelerações.
Vendido nas cores branca ou preta, o Challenger Mopar ganhou rodas de alumínio aro 20 pretas, novas grade dianteira e tampa de gasolina, spoiler traseiro e três opções de faixas decorativas. O logo Mopar, que um dia mostrava que aquele carro que o ostentava não devia ser desafiado, está em diversos pontos da carroceria e interior.