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Dodge Challenger SRT Demon: 852 cv!

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Promessa é dívida. O esperado Dodge Challenger SRT Demon foi finalmente apresentado. AUTO&TÉCNICA traz todos os segredos do muscle car mais absurdo de todos os tempos, com 852 cv de potência máxima.

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A espera foi longa, e a quantidade de teasers liberados pela Dodge foi igualmente grande –foram mais de 10 vídeos…– mas o Dodge Challenger SRT Demon foi finalmente exibido. A marca norte-americana queria fazer deste Challenger o melhor muscle car de todos os tempos. E parece que conseguiu. De acordo com Vin Diesel (abaixo), o anfitrião da cerimônia de apresentação em Nova Iorque, parece que a Dodge conseguiu se superar.

A tarefa de superar os 717 cv de potência e 88 mkgf de torque do Challenger SRT Hellcat, o modelo que lhe serve de base, não parece fácil, mas conhecidos os números finais, a Dodge mostrou que gosta de desafios.

O Challenger SRT Demon tem 852 cv de potência máxima 1 104 mkgf de torque despejados no eixo traseiro e vindos do mesmo motor HEMI 6.2V8. Além de um conjunto de pequenos upgrades mecânicos, o segredo disso tudo está no compressor volumétrico de maiores dimensões (foi de 2.4 para 2.7 litros), com a pressão máxima subindo de 11.6  14.5 psi. Com essa disposição toda, a Dodge garante que o Demon é o modelo de produção mais rápido no quarto de milha.

No que diz respeito à economia de peso, a Dodge conseguir poupar 105 kg em relação ao Challenger SRT Hellcat. A dieta consistiu em rodas e freios menores, “santoantonio” mais leves, apenas dois alto-falantes no interior e, mais importante ainda, a ausência dos bancos dos passageiros (traseiro e o dianteiro). Ainda assim, quem quiser poderá optar por voltar a ter estes bancos.

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E como o objetivo foi criar um “canhão” nas acelerações em linha reta, o novo Dodge Challenger SRT Demon inclui um conjunto de novidades que foram sendo reveladas ao longo das últimas semanas.

O Challenger SRT Demon é o primeiro carro de produção com o sistema Transbrake de fábrica. Quando ativo, este mecanismo usado nas transmissões automáticas –neste caso a caixa 8HP90 de oito velocidades– permite ao motorista aumentar as rotações do motor com o carro parado, antes de arrancar, sem que seja preciso um pé no freio e outro no acelerador. A Dodge garante tempos de reação 30% mais rápidos.

Outra das novidades é o novo sistema de arrefecimento do motor. No modo “Drag”, o sistema recebe a preciosa ajuda do ar condicionado; o ar frio que iria para o habitáculo é aproveitado para reduzir a temperatura do motor. De acordo com a Dodge, esta solução permite reduzir a temperatura até 7ºC e assim extrair ao máximo todos os 852 cv do motor.

Além disso, o Demon é também o primeiro carro de produção capaz de trabalhar não só com gasolina de 91 octanas mas também com gasolina de competição, de mais de 100 octanas, graças à centralina especialmente calibrada para receber gasolina de elevada octanagem e da dupla bomba de combustível.

Por último, mas não menos importante, o esportivo está equipado com “wrinklewall slicks”. Este tipo de pneus, especificamente desenhados para provas de dragster, oferecem mais tração na fase inicial de aceleração.

Se a ficha técnica por si só já surpreende, os tempos em pista também impressionam. Segundo a Dodge, o Challenger SRT Demon precisa de 2,4 segundos na aceleração de zero a 100 km/h, enquanto que o quarto de milha (cerca de 400 metros) é cumprido em escassos 9.65 segundos, sendo o Demon capaz de atingir a velocidade de 225 km/h nessa distância.

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Este é também o primeiro modelo de produção a conseguir fazer um “wheelie” (empinar as rodas da frente) na arrancada. Durante uma tentativa para os Guinness World Records, o Demon foi capaz de elevar as rodas dianteiras em quase um metro.

Quem quiser levar o Demon para o seu habitat natural –uma pista de arrancada– vai precisar de autorização especial. Isto porque o novo muscle car da Dodge (na sua versão de produção) não está habilitado em termos de segurança para correr nos circuitos controlados pela National Hot Rod Association (NHRA), sendo necessário alguns equipamentos de segurança adicionais.

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Este será um demônio bastante exclusivo. A Dodge anunciou apenas um ano de produção para o Challenger SRT Demon, o que corresponderá a cerca de 3300 unidades para o mercado dos Estados Unidos e Canadá. A produção deste canhão começa em breve e o preço final não foi revelado.


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