É verdade! Mercedes-Benz 300 SLR é o carro mais caro de todos os tempos

Compartilhe!

Agora é oficial. Este Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé é o carro mais caro de todos os tempos. A questão é: por quanto foi vendido? Será que o inflacionário efeito “Águas de Lindóia” se espalhou pelo mundo?

Ver a imagem de origem

por Marcos Cesar Silva

Começou como um boato, mas o tempo veio confirmar esta história: um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 é o novo detentor do título de “carro mais caro de todos os tempos”.

Até agora o modelo era parte integrante da coleção da Mercedes-Benz Classic, mas este 300 SLR Uhlenhaut Coupé foi vendido a um colecionador particular, um dos poucos interessados que estiveram no leilão que aconteceu no último dia 5 de maio, no museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha.

Quanto ao valor pago por este Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé, o comprador pagou a bagatela de 135 milhões de euros (US$ 142, 5 milhões ou R$ 691 milhõs), valor bem superior aos perto de 60 milhões de euros (US$ 63,5 milhões) alegadamente pagos em 2018 por uma Ferrari 250 GTO. Nada mais justo e barato, já que um simples Fusca no Brasil pode valer supostos R$ 500 mil…

Mercedes-Benz 300 SLR (3)
Ola Källenius, chefãoi da Mercedes-Benz e Renata Jungo Brüngger, do Conselho de Administração da empresa, ao lado do Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé, o carro mais caro do mundo.

Segundo a Mercedes-Benz, o valor arrecadado com a venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé vai financiar um programa global de bolsas de estudo, o “Mercedes-Benz Fund”.

O “Mercedes-Benz Fund” será dividido em duas categorias: bolsas universitárias, que visam incentivar os alunos a realizar projetos de ciências ambientais; e bolsas escolares, para que os alunos realizem projetos ambientais locais nas suas comunidades.

Mercedes-Benz 300 SLR (1)
Rudolf Uhlenhaut ao lado do 300 SLR Uhlenhaut Coupé, criado por si.

Segundo o diretor executivo da Mercedes-Benz, Ola Källenius: “com o Mercedes-Benz Fund, queremos encorajar uma nova geração a seguir os passos inovadores de Rudolf Uhlenhaut e desenvolver novas tecnologias incríveis, particularmente aquelas que apoiam o objetivo crítico de descarbonização e preservação de recursos”.

Já sobre o valor atingido pelo 300 SLR Uhlenhaut Coupé no leilão, Källenius afirmou: “alcançar o preço mais alto já pago por um automóvel é extraordinário. Hoje, um Mercedes-Benz é, de longe, o carro mais valioso do mundo”.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español