Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Elemental RP-1, o peso-pena das pistas

Compartilhe!

elemental-rp-1_5-750x400

Depois da fórmula de economizar peso para ganhar desempenho -sucesso que durante anos gerou na Europa e Estados Unidos inúmeros “kit cars” baseados na Lotus Seven, os ingleses amadureceram o conceito e agora parece estar surgindo uma nova onda de carros ultra leves e dinamicamente eficientes, com o único objetivo de serem rápidos em pista. Foi assim com o Ariel Atom e, agora com o Elemental RP-1.

O Elemental não está sozinho neste nicho de mercado, uma vez que tem concorrentes muito competentes. Se até agora o domínio era tradicionalmente inglês, com marcas como a BAC e a já citada Ariel, a verdade é que a disputa já vai além fronteiras, com a intrusão da KTM. A briga já tomou proporções intercontinentais, com a Revzani americana tamb;em no lote de concorrentes da Elemental.

elemental-rp-1_7

O carrinho estreou em Goodwood, onde foram mostradas as formas finais do modelo, que tem foco nos “track days”. Segundo a Elemental, este modelo irá fazer a concorrência repensar todo o conceito aplicado até então.

O primeiro destaque do Elemental RP-1 e o mais desconcertante, é sem duvida o peso anunciado para este pequeno foguetinho. É um peso-pena de míseros 450kg, um recorde para carros de produção, com todos os componentes mecânicos incluídos e homologação de rua. O segredo do Elemental RP-1 para ter esse peso super reduzido começa na carroceria feita no mais recente e avançado composto sintético, o carbono termoplástico reforçado, mais uma célula de segurança para o motorista em forma de banheira, totalmente em alumínio.

elemental-rp-1_6

O motor é montado central na traseira, e é um Ford Ecoboost 2.0 turbo, com 280 cv e 35 mkgf de torque. A caixa de câmbio do Elemental RP-1 é manual de seis velocidades, tipo “short ratio”, que permite extrarir o máximo do motor Ford. Ele acelera de zero a 100 km/h em apenas 4s e chega aos 250km/h. A Elemental sabe que estes valores não convencem, mas oferece aceleração lateral para o RP-1 capaz de impressionar qualquer um, como se este andasse sobre trilhos.

elemental-rp-1-1

Com um preço para o Reino Unido em torno dos US$ 130 mil, a Elemental ainda disponibiliza para o seu carro um equipamento simbólico: banco e pedais ajustáveis, aquecimento do assoalho, controle de tração e sistema da telemetria completo e com câmera, para que você possa filmar toda a sua aventura nas pistas.

elemental-rp-1_2


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español