Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

ELÉTRICO: O ARGENTINO DURA ISABELITA 1960

Compartilhe!

Entre os inúmeros projetos do final dos anos 1950 e começo dos anos 1960 na Argentina, um se destacou: o protótipo de um veículo elétrico, o Dura Isabelita, o único desse tipo desenvolvido no país vizinho. Sem dúvida estava à frente de seu tempo. Muito à frente.

O carrinho foi criado pelo engenheiro Werner Dura, que fundou a empresa que levava seu nome. Uma característica desse projeto era sua originalidade, já que não usava nenhum componente de outro carro em produção. Por suas dimensões, o Isabelita entrava na categoria dos micro cupés, porém merece destaque seu compromisso utilitário, com espaço para carga e quatro passageiros. O Isabelita era um triciclo de carrocería alta, semi aberta e sem portas, que lhe garantia visual totalmente diferente e chamativo na época.

 

Isabelita-003

Entre suas características, se destacavam a manobrabilidade (diâmetro de giro de apenas 4,8 metros) e a praticidade para ser recarregado em qualquer tomada, como acontece hoje em dia. O protótipo foi presentado em 1960 e no ano seguinte foi feita muita publicidade dos planos de produção, alardeada para 100 unidades em 1961 e 500 para 1962. Não existem registros que confirmem essa produção em série.

FICHA TÉCNICA

Data: 1960

Motor: Elétrico de 50 Volts

Tração: Traseira

Transmissão: 4 marchas em alta e 4 em baixa, ré automática

Peso Vazio (Kg): 225

Comprimento (mm): 2.650

Largura (mm): 1.200

Altura (mm): 1.500

Bitola Traseira (mm): 1.160

Freios: Imãs elétricos

Velocidade máxima: 5o km/h


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español