ELÉTRICO: O ARGENTINO DURA ISABELITA 1960
Entre os inúmeros projetos do final dos anos 1950 e começo dos anos 1960 na Argentina, um se destacou: o protótipo de um veículo elétrico, o Dura Isabelita, o único desse tipo desenvolvido no país vizinho. Sem dúvida estava à frente de seu tempo. Muito à frente.
O carrinho foi criado pelo engenheiro Werner Dura, que fundou a empresa que levava seu nome. Uma característica desse projeto era sua originalidade, já que não usava nenhum componente de outro carro em produção. Por suas dimensões, o Isabelita entrava na categoria dos micro cupés, porém merece destaque seu compromisso utilitário, com espaço para carga e quatro passageiros. O Isabelita era um triciclo de carrocería alta, semi aberta e sem portas, que lhe garantia visual totalmente diferente e chamativo na época.
Entre suas características, se destacavam a manobrabilidade (diâmetro de giro de apenas 4,8 metros) e a praticidade para ser recarregado em qualquer tomada, como acontece hoje em dia. O protótipo foi presentado em 1960 e no ano seguinte foi feita muita publicidade dos planos de produção, alardeada para 100 unidades em 1961 e 500 para 1962. Não existem registros que confirmem essa produção em série.
FICHA TÉCNICA
Data: 1960
Motor: Elétrico de 50 Volts
Tração: Traseira
Transmissão: 4 marchas em alta e 4 em baixa, ré automática
Peso Vazio (Kg): 225
Comprimento (mm): 2.650
Largura (mm): 1.200
Altura (mm): 1.500
Bitola Traseira (mm): 1.160
Freios: Imãs elétricos
Velocidade máxima: 5o km/h