Elétrico: Porsche Taycan é o primeiro episódio de uma nova era
Ao comemorar 70 anos de história, a Porsche dá um dos passos mais importantes da sua irretocável trajetória, lançando o primeiro modelo de produção 100% elétrico. O nome? Taycan. E é bom que você se habitue com esse nome, porque vai ouvi-lo muitas vezes nos próximos anos. Começa a ser fabricado no ano que vem e pode desembarcar aqui em 2020.
A marca alemã anunciou o Taycan como “o futuro da mobilidade”. Até agora conhecido pelo codinome Mission E, a patir de agora será chamado de Porsche Taycan. É o primeiro modelo de uma linhagem que continuará a crescer nos próximos anos.
Dito isto, qual é a origem do nome Taycan? Segundo a marca, Taycan pode ser traduzido como “cavalo jovem e alegre”, em referência ao cavalo que surge no coração do emblema da Porsche desde 1952.
A Porsche acredita apresenta números importantes. O Taycan usa dois motores, que trabalham em sincronia (PSM) com potência superior a 600 cv, capazes de acelerar este esportivo elétrico até aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até aos 200 km/h em menos de 12 segundos. Portanto, no que diz respeito ao desempenho, os fãs da marca podem ficar descansados. Números excelente, mas que apesar de tudo colocam o Porsche Taycan num patamar de desempenho abaixo do Tesla Model S P100D.
Há no entanto um consolo. Sem fazer qualquer referência à Tesla ou a outro concorrente, a marca afirma que o Taycan será capaz de fazer arrancadas sucessivas sem perdas de potência, derivadas do sobreaquecimento do sistema elétrico. Algo que tem sido problema recorrente em outros rivais elétricos e que a Porsche conseguiu contornar.
Quanto à autonomia do Porsche Taycan, a marca anuncia mais de 500 km (ciclo NEDC). Chega ao mercado em 2019 e será o primeiro de muitos veículos elétricos ou eletrificados que a empresa planeja lançar até 2025.