Elétrico: Youxia X é a “Super Máquina” chinesa
Empresa chinesa apresentou o Youxia X, sedã inspirado no Tesla Model S.
Acabou de ser apresentado na China, o Youxia X é um sedã elétrico claramente inspirado no Tesla Model S. Não só pelas linhas agressivas da frente do modelo -incluindo os faróis- como a tela touchscreen vertical, no console. Até mesmo as maçanetas das portas são retráteis, como no Tesla. Ainda assim, o modelo chinês revela uma traseira visualmente agradável, realçada pelo formato em “Y” das luzes de freio.
O Youxia X tem uma bateria com capacidade de 40 kWh e autonomia de 220 km; 60 kWh, capaz de percorrer 330 km, e 460 km se o interessado optar pela de 85 kWh. Em termos de desempenho, o fabricante afirma que a aceleração de zero a 100 km/h do Youxia X é feita em 5,6 segundos, longe do Model S, que é alimentado por um motor elétrico de 348 cv.
Mas se o conceito geral do chinês baseia-se no automóvel da Tesla, o fabricante revela uma obsessão pela famosa série televisiva Knight Rider (“A Super-Máquina”). A grade frontal apresenta uma tela personalizável, capaz de simular a tradicional luz vermelha do Camaro da antiga série, entre outras opções, e o computador de bordo -que inclui o sistema de multimídia (baseado no Android 5.1)- chama-se KITT OS…
E para colmatar o silêncio típico de um carro elétrico, este pode simular o som de outros carros, tais como o Jaguar F-Type e o Ferrari 488 GTB.
O carro vai entrar em produção no final de 2016, com as primeiras entregas previstas para o ano seguinte, a um preço estimado de 63 mil dólares.