Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Elétricos: já existem baterias que carregam em cinco minutos

Compartilhe!

A imprensa britânica noticiou que foram fabricadas, pela primeira vez, baterias que permitem recarregamento rápido em apenas cinco minutos. Esta tecnologia, da StoreDot, representa um passo enorme para os carros elétricos, que assim podem tornar-se tão rápidos de “abastecer” como encher um tanque de combustível.

por Marcos Cesar Silva

StoreDot invents a battery for an EV that fully charges in five minutes

Os veículos elétricos são vitais nos planos de combate à crise climática, mas o carregamento elétrico é um obstáculo importante para alguns motoristas, que receiam ficar sem bateria durante uma viagem ou ter de perder muito tempo em carregamentos.

Estas novas baterias podem ser a solução que os consumidores esperam para adotar este tipo de veículo, e estão sendo desenvolvidas numa empresa israelense, a StoreDot, para depois serem fabricadas pela Eve Energy, na China, em linha de produção.

A StorDot já demonstrou o potencial desta bateria de carregamento ultra-rápido em smartphones, drones e scooters. Foram agora produzidas 1.000 unidades para serem apresentadas e avaliadas pela indústria automotiva e outras empresas. Segundo o jornal “The Guardian”, por exemplo, a Daimler, BP, Samsung e TDK são algumas das empresas que já investiram na StoreDot, que foi reconhecida com o “Bloomberg New Energy Finance Pioneer” em 2020.

Embora as baterias possam ser carregadas integralmente em cinco minutos, o “The Guardian” explicou que isto exige pontos de carregamento com mais potência do que os que existem atualmente. Com a infraestrutura atual, a StoreDot planeja que os tais cinco minutos proporcionem cerca de 160 km de autonomia em 2025.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español