Elétricos: Volkswagen apresenta os ID.3 e ID.4

Compartilhe!

“Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo”, afirmou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, completou o executivo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é fd20a1af-7986-4383-a9de-1670716fe4a6_low.png

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis da marca para mercados emergentes.

Volkswagen ID.3 começa a ser vendido pelo equivalente a R$ 240 mil
Volkswagen ID.3

“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explicou Thomas Owsianski, presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, destacou.

Cotado para o Brasil, Volkswagen ID.4 terá lançamento adiado para 2021 nos  EUA
Volkswagen ID.4

Ousados, inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade. Os modelos da linha ID. criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, eles chamam a atenção por onde passam. É raro alguém ser indiferente a um ID..

Um dos pontos que mais chama atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual. Parte disso está diretamente relacionado com suas proporções, que possibilitaram aos projetistas e desenhistas da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.

“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiro curtos. Isso sem falar no desenho exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explicou o brasileiro Marco Pavone, head mundial de design exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.

O interior também é algo que impressiona e traz novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento que, em um carro à combustão, seria ocupado pelo motor.

Para se ter ideia desta revolução, um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um Golf, porém com espaço interno similar ao Passat.

Dirigir um ID é extremamente prazeroso, segundo a VW. Primeiro por entregar bom desempenho e, segundo, pelas baterias de longo alcance, mais que suficiente para o dia a dia nos grandes centros ou para viagens de final de semana com a família.

Dependendo da configuração, um modelo ID pode ter entre 145 e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 a 550 km. Ponto importante a ser destacado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga em DC (100 kW).

O nível de tecnologia dos modelos ID. é inédito em mercados latino-americanos. Já imaginou seu automóvel receber constantemente atualizações dos softwares, como acontece com os smartphones atualmente? Isso nos modelos ID.3 e ID.4 já ocorre nos países da Europa e é um grande sucesso.

Os softwares evoluem rapidamente. Com “Updates Over-the-Air”, os modelos ID. não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente. Um benefício de muito valor, que antes era simplesmente inimaginável para um automóvel comercializado em série.

Os modelos ID. contam com “head-up display”, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação em realidade aumentada!

Por todas essas inovações, o ID.4 foi eleito “World Car of the Year 2021”. Além disso, os modelos da linha ID. receberam a nota máxima (cinco estrelas) no Euro NCAP na proteção para adultos e crianças, dentro dos padrões de testes de segurança da atualidade.



Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español