Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

ELÉTRICOS: VOLKSWAGEN VAI LANÇAR E-UP E E-GOLF

Compartilhe!

O mundo todo, menos o Brasil, aposta nos carros elétricos. Por isso o Grupo VW continua investindo nisso, e em Frankfurt irá mostrar o Up! e o Golf VII nas suas versões elétricas. O VW e-Up! é um citadino com zero emissão e 160 km de autonomia, enquanto o e-Golf não polui e ainda oferece autonomia de 190 km.

i

Os dois modelos são produzidos integralmente pela VW, sendo que a tecnologia elétrica é também obra da empresa VW. Ou seja: os motores elétricos, caixas de câmbio e as baterias de ions de lítio foram desenvolvidos e produzidos pela própria Volkswagen.

O e-Up! usa um motor elétrico com 82 cv e 21 mkgf de torque máximo, com tração dianteira. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. O consumo é de 11,7 kWh a cada 100 quilômetros, recorde mundial em termos de consumo de eletricidade num veículo. A autonomia é de 160 km com uma carga de bateria (18,7 kWh).

Quanto ao e-Golf, está equipado com um motor elétrico com 115 cv e torque de 270 mkgf. Com estes dados, o modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e chegar à velocidade máxima de 140 km/h. A autonomia é de 190 km (carga completa de 24,2 kWh) com um consumo de 12,7 kWh.

Em ambos os modelos existem dois modos de condução, Eco e Eco+, e quatro modos de regeneração de energia de frenagem (D1, D2, D3 e B), todos eles destinados a prolongar o máximo possível a autonomia. A VW, como todas as marcas com modelos elétricos, considerou um estudo feito pelo governo alemão, que indica que 80% de todos os motoristas da Alemanha rodam menos de 50 km por dia com seus carros.

Os carregadores rápidos permitem recuperar em apenas meia hora 80% da bateria. Quanto à decisão de avançar com os projetos de modelos elétricos apenas agora, a VW justifica a necessidade de ter uma cronologia realista, onde o aparecimento dos híbridos, elétricos e modelos a hidrogênio terão as suas próprias oportunidades.

Neste cenário, os e-Up! e e-Golf são indispensáveis, pois a tecnologia amadureceu e há a necessidade de livrar as cidades da poluição. Porém, a VW lembra que a eletricidade não é o fim, e sim um complemento. Por isso, a marca vai anunciar o seu compromisso de misturar de forma inteligente as várias formas de propulsão, com destaque para os motores térmicos cada vez mais eficientes.

Para que não haja diferenciação do restante da linha, tanto o e-Up! como o e-Golf possuem as mesmas características dos modelos com motor térmico, incluindo ar condicionado, faróis e lanternas por leds LED e outras características de conforto. Enquanto isso, no Brasil…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español