Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Elétricos: VW apresenta sistema de estacionamento e recarga autônomos

Compartilhe!

597d636ccc8504fd22d3ccaf3963311a_XL

A VW apresentou o V-Charge, interessante sistema de estacionamento e recarga de baterias para carros híbridos e elétricos, totalmente autônomo.

De olho nos carros 100% elétricos e híbridos plug-in, a Volkswagen européia anunciou o projeto V-Charge, que permitirá no futuro que os carros possam estacionar e recarregar suas baterias numa tomada elétrica, sem a intervenção do motorista. Esta tecnologia, criada entre outros pelo grupo Volkswagen em conjunto com o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e com a Bosch, permite que o motorista deixe o carro na entrada do estacionamento, onde de maneira autônoma, irá encontrar o melhor lugar para estacionar.

O motorista limita-se a observar remotamente, por meio de um aplicativo de seu smartphone ou tablet, o caminho feito por seu carro. O mesmo acontece ao contrário, quando o motorista necessita de sair do estacionamento. O sistema não precisa de GPS, limitando-se ao uso de sensores e câmeras hoje utilizados para outras funções em modelos de produção. Desta forma, recolhe a informação necessária para criar um mapa do ambiente que rodeia o carro, reconhecendo em tempo real qualquer obstáculo e até pedestres que estão circulando por ali.

Este projeto está ainda preparado para a recarga sem fios (por indução) dos carros elétricos, em lugares específicos para isso. Quando as baterias estiverem com a carga completa, o sistema V-Charge faz o carro ir em direção a um local de estacionamento, liberando o ponto de carga para o próximo veículo.

Enquanto isso, no Brasil…

 

  


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español