Em 2016: o Ford GT voltará a Le Mans
O Ford GT vai regressar a Le Mans. Na véspera da edição deste ano da legendária prova de resistência, a marca norte-americana anunciou o carro com o qual competirá em 2016.
A Ford anunciou hoje que voltará a disputar o campeonato mundial de resistência em 2016 (que inclui a “24 Horas de Le Mans”) com um Ford GT. O carro agora mostrado competirá na classe LM GTE Pro. Este regresso coincide com as celebrações do 50.º aniversário da vitória do GT40 na competição francesa em 1966 (que venceu também nos três anos seguintes). Além disso, este novo Ford GT, preparado pela Ford Performance, estará apto para competir também na United SportsCars. Ao todo, o programa de competição contará com duas equipes e quatro carros operados pela Chip Ganassi Racing e Felix Sabates. Os pilotos serão anunciados mais adiante.
A base para o novo carro de competição é o futuro esportivo de rua Ford GT que estará à venda no próximo ano (apresentado em janeiro apenas como conceito). O modelo de competição contará com uma versão adaptada do motor 3.5V6 Ecoboost biturbo. Terá ainda um conjunto aerodinâmico específico, com grande asa e difusor de ar na traseira, quatro saídas de escapamento e spoiler dianteiro enorme. Espera-se ainda que adote materiais mais leves em alguns componentes, como plásticos de engenharia e fibra de carbono.
A corrida de estreia do novo Ford GT será a “24 Horas de Daytona”, em janeiro de 2016.