Em Portugal: imperdível homenagem a Emerson Fittipaldi
O Museu do Caramulo inaugurou no dia 15 de março último, a exposição “The Fittipaldi Collection”, mostra inédita que levou a Portugal o impressionante acervo de carros e itens históricos da coleção do Museu Fittipaldi, modelos pilotados e utilizados pelo bicampeão ]mundial de Fórmula 1, bicampeão das “500 Milhas de Indianápolis” e Campeão da Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi. Todo o acervo pertence ao nosso legendario piloto.
por Ricardo Caruso, com Jornal dos Clássicos.


A exposição permite um mergulho profundo na carreira de um dos maiores pilotos da história do automobilismo, reunindo verdadeiras relíquias da história do esporte motorizado. Entre elas, os lendários Copersucar-Fittipaldi, incluindo o FD01 de 1975, criado e pilotado por Wilsinho Fittipaldi, o primeiro carro da única equipe de Fórmula 1 da América Latina, desenhado com o apoio da EMBRAER.

Esse é um marco que celebra 50 anos neste ano de 2025. Também estarão em exibição os FD03 e o FD04, este último responsável pelo brilhante segundo lugar de Emerson no GP do Brasil de 1978, feito histórico alcançado pela equipa brasileira, que com Emerson Fittipaldi ao volante superou em Jacarepaguá equipes como Williams, Lotus e a Brabham de Niki Lauda.

A exposição inclui ainda os impressionantes Penske Indy PC-18 e PC-22, com os quais Emerson venceu as “500 Milhas de Indianapolis” em 1989 e 1993, além de outras preciosidades, como o Williams March 711 de 1972 – primeiro carro pilotado por José Carlos Pace na Fórmula 1 –, os pace car de Indianapolis e até a famosa GMC Van, prêmio pela pole-position da Indy 500 de 1990 e o Pontiac Firebird Pace car de 1989 (que já esteve nas páginas de AUTO&TÉCNICA e SUPER CHEVY).

Além dos carros, a mostra exibe um conjunto inédito de troféus, capacetes, macacões e luvas de competição, incluindo os dois troféus exclusivos criados pela Tiffany, das “500 Milhas de Indianapolis”, troféus de vitórias na Fórmula 1 e outros artigos históricos, todos pertencentes ao acervo do Museu Fittipaldi. A exposição marca, ainda, a exibição em estreia mundial desta coleção, que nunca tinha saído do Brasil. Até agora.

Segundo o Museu do Caramulo, “esta é uma oportunidade única para conhecer e conectar com o piloto brasileiro, e com uma das épocas douradas da Fórmula 1, eternizada na memória dos apaixonados pelo esporte”. Já para Emerson Fittipaldi, levar esta coleção para Portugal representa “um momento muito especial, não só pelo carinho que sempre recebi do povo português, mas também por poder exibi-la num espaço tão prestigiado como o Museu do Caramulo.”

“Estou muito feliz por ver os carros do Museu Fittipaldi expostos num local tão espetacular, que conheci durante o ‘Caramulo Motorfestival’. Espero que os meus ‘irmãos’ portugueses possam vivenciar de perto essa história e conhecer melhor a trajetória da Fórmula 1 no Brasil”, conclui o campeão.
A merecida e espetacular exposição “The Fittipaldi Collection” está acontecendo no Museu do Caramulo de terça a domingo, desde o dia 15 de março, numa celebração imperdível da velocidade, da paixão e da história do automobilismo mundial e de Emerson Fittipaldi.
