Emissões: entidades alemãs investigam FCA
E a lista de marcas poluidoras ou suspeitas de serem pouco amigas do meio ambiente vai crescendo. A venda de carros da FCA poderá ser suspensa na Alemanha, em consequência de uma possível manipulação de emissões poluentes. As ações da empresa já sofreram queda.
O governo alemão está investigando os modelos da Fiat Chrysler (FCA) devido a uma potencial manipulação de emissões poluentes. De acordo com o jornal alemão “Bild am Sonntag”, um relatório do ministério dos transportes alemã, relacionado com a alegada fraude de emissões, já foi enviado para o governo italiano e para a Comunidade Europeia, acusando o grupo italiano de manipulação ilegal de emissões de NOx, no caso o Fiat 500X com motor 2.0 Diesel. As autoridades alemãs tomaram esta decisão após a FCA não ter comparecido a uma audiência na semana passada.
De acordo com o ministro dos transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, em pauta poderá estar a utilização de um dispositivo que manipula as emissões do Fiat 500X, que permite desligar o mecanismo de teste de emissões ao fim de apenas 22 minutos (precisamente dois minutos antes do tempo determinado para a conclusão do ciclo oficial que permite determinar os níveis de poluição). Os testes de emissões, realizados pela autoridade alemã dos transportes, em nome do governo, foram realizados em vários modelos da Fiat.
Por sua vez, a marca italiana reagiu, afirmando que os seus testes cumprem na íntegra as normas europeias. A FCA diz que faltou à referida audiência, por que os testes dos alemães foram feitos foram da jurisdição italiana. O ministro dos transportes italiano, Graziano Delrio, disse que as autoridades alemãs deveriam contatar os organismos italianos e não diretamente a FCA, garantindo que o fabricante colaborará nas investigações, caso estas sejam conduzidas corretamente.
Vários órgãos de comunicação alemães e a BBC estão noticiando que a suspensão da venda dos modelos da FCA poderá estar sendo definida. Depois do mercado italiano, o alemão é o mais importante para a FCA na Europa. Só em abril, a Fiat vendeu 24.532 carros na Alemanha, 2,9% a mais que no ano anterior. Em consequência deste caso, as ações da FCA caíram de imediato mais de 5%.
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