Enfim, a Volkswagern apresenta a “Nova Kombi”
Anunciada como a nova Kombi, na verdade de Kombi ela não tem nada. Pode ser, no máximo, a sucessora espiritual do veterano modelo. A “nova Kombi”, ou Volkswagen ID.Buzz, acabou de ser apresentado e é totalmente elétrico.
por Ricardo Caruso
O ID.Buzz é a versão de produção do conceito de mesmo nome, que vimos pela primeira vez em 2017. Sim, foi um longa espera, e os interessados dos Estados Unidos terão que esperar ainda mais.
Embora o ID.Buzz comece a ser vendido na Europa ainda este outono -tanto na versão de passageiros quanto de carga- ele só chegará às lojas dos Estados Unidos em 2023, como modelo 2024. Para o Brasil, nenhuma movimentação nesse sentido. A versão dos Estados Unidos será ligeiramente diferente do ID.Buzz destas fotos. Terá distância entre-eixos mais longa e, provavelmente, apenas a versão de passageiros. A VW disse que as especificações para os americanos do norte serão anunciadas mais perto do lançamento no mercado.
Embora não mencionado durante a apresentação de quarta-feira, uma versão para camping também está chegando. Uma versão para táxi também foi confirmada. De fato, o ID.Buzz servirá até mesmo em um serviço de táxi autônomo previsto para o início de 2025 . O serviço, que será executado inicialmente na Alemanha, será feito pela divisão de mobilidade Moia do Grupo Volkswagen, usando um sistema de direção autônoma desenvolvido pela Argo AI, da qual o Grupo VW é um dos principais acionistas.
O ID.Buzz europeu mede 4,717 metros de comprimento, 30 cm mais curto que um Tesla Model X. Isso pode não parecer muito, mas graças a um desenho onde as rodas são empurradas para as extremidades, a distância entre eixos é de 2,987 m, que é quase 2 cm maior do que a distância entre-eixos do Modelo X.
A longa distância entre eixos-resulta em um espaço generoso dentro da cabine. Existem apenas duas filas de bancos, o que significa cinco lugares como padrão, embora uma configuração de duas filas e seis lugares estará disponível posteriormente. Os compradores europeus também receberão a carroceria de longa distância entre-eixos destinada aos Estados Unidos, que permitirá uma configuração de três fileiras e sete lugares. O espaço de armazenamento na parte traseira é de até 1121 litros, graças aos bancos traseiros com divisão 40/6%.
A versão de carga, apropriadamente chamada de ID.Buzz Cargo, será lançada com uma única fileira de bancos contendo três assentos. Atrás dos assentos haverá uma divisória fixa que pode ser equipada com uma janela e uma abertura para carregar itens mais longos. O espaço neste modelo mede até 3.899 litros.
O ID.Buzz usa a plataforma EV dedicada MEB flexível, já encontrada em vários veículos do Grupo VW, incluindo o ID.4. No momento, apenas uma configuração foi anunciada para o ID.Buzz (outras virão a partir de 2023). Consiste em uma bateria de 82 quilowatts-hora no piso e um único motor elétrico avaliado em 201 cv. Esse motor vai entregar a velocidade máxima de 144 km/h. A VW não mencionou um intervalo, mas disse que o carregamento de 5 a 80% levará apenas 30 minutos usando um carregador rápido DC. A montadora também disse que as versões europeias permitirão o carregamento bidirecional.
O desenho desta van é moderno, e algumas influências retrô são encontradas. Por exemplo, o logotipo da VW na frente é muito maior do que em qualquer modelo atual, como um aceno para o ônibus original. Também não falta o motivo exclusivo em forma de “V” na frente, que foi esticado no ID.Buzz.
Também há alguns toques especiais no interior, como uma silhueta estilizada do veículo em relevo no acabamento inferior dos bancos laterais e nas mesas dobráveis localizadas nas costas dos bancos dianteiros, e também há uma haste da coluna de direção que serve como seletor de marchas. O desenho do painel é semelhante ao que você encontra em outros modelos da marca, incluindo painel de instrumentos digital de 10 polegadas e uma tela de multimídia de 10 polegadas, ambos como padrão. A tela do multimídia pode ser trocada por uma unidade de 12 polegadas. À esquerda do volante há uma coleção de botões físicos para funções como as luzes ou para aquecer e descongelar o pára-brisa e a janela traseira.
Tal como acontece com outros modelos elétricos da Volkswagen, o ID.Buzz apresenta o sistema de aviso ID.Light . É uma fina faixa de LED que se estende pelo para-brisa, que fornece informações por meio da cor e da posição do sinal de luz. Por exemplo, um brilho vermelho é aviso para pressionar os freios, enquanto um brilho em ambos os lados pode indicar um veículo no ponto cego ou uma instrução de navegação para mudar de faixa.
Os compradores terão algumas cores divertidas para escolher, incluindo quatro opções de dois tons. Eles também poderão optar entre vários padrões de rodas medindo entre 18 e 21 polegadas.
A produção do ID.Buzz está sendo realizada na fábrica da VW em Hannover, Alemanha. Esta é a mesma fábrica onde a VW constrói sua linha de vans da série T vendidas no Exterior. A série T é na verdade descendente direto da Kombi original e entrou em sua sétima geração no ano passado .