SlideÚltima hora

Entenda porque a Audi vai mudar de novo o nome dos seus modelos

Compartilhe!

Recentemente, a Audi queria separar os modelos elétricos dos com motor a combustão, dando a eles designações diferentes. Mas tudo virou uma grande confusão e, agora, a marca alemã deu um passo atrás, atendendo aos pedidos dos clientes e concessionárias.

por Marcos Cesar Silva

Em 2023, a Audi alterou a identificação dos seus modelos, diferenciando os elétricos dos que tinham motores a combustão: aos primeiros eram dados números pares e aos demais, números ímpares. Uma interminável sopa de letrinhas e números… Foi por isso que o sucessor do Audi A4 passou a ser o A5, com o “A4” reservado apenas para o futuro modelo elétrico.

Esta mudança não conquistou muita aprovação entre os clientes da marca, que a consideraram confusa e pouco intuitiva. Por isso, o fabricante alemão recuou, voltando ao esquema anterior. Dessa forma, a Audi volta ao sistema alfanumérico conhecido, onde o algarismo “passará a representar, de forma unificada e transparente, o tamanho e o posicionamento de cada modelo em nível global”, como anunciado no comunicado emitido pela Audi.

“Esta decisão é o resultado de discussões intensas e segue a vontade de nossos clientes, bem como o feedback dos nossos concessionários internacionais”. Marco Schuber, do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Audi.

E o que muda? Na prática não muda muita coisa. A letra “A” continuará associada aos sedãs e wagons, enquanto a letra “Q” continuará associada aos SUV. Os números, por sua vez, passam a indicar apenas o tamanho e o posicionamento dos modelos, como acontecia antes, independente do tipo de motorização. É por isso que o primeiro modelo a refletir esta mudança será o novo Audi A6, a combustão, que será lançado no próximo dia 4 de março.

O A6 a combustão estava previsto ser batizado de A7, mas não será mais assim e manterá a designação pelo qual é conhecido há 30 anos. Assim, vamos ter Audi A6 a combustão, híbridos e elétricos.

Já a diferenciação entre as várias motorizações será feita pelas designações já conhecidas: e-tron (elétrico); TFSIe (Híbrido Plug-in); TFSI (gasolina) e TDI (Diesel).

Esta mudança será aplicada apenas a novos modelos; os modelos que foram lançados sob o antigo esquema vão manter as nomenclaturas atuais.


Compartilhe!