Aqui está a lista dos cinco carros menos roubados nos Estados Unidos durante o ano passado, segundo dados fornecido pela polícia daquele país. O carro mais roubado é o Honda Accord, que é bastante comum por lá, mas o que está na outra ponta da lista, como menos cobiçado pelos amigos do alheio, é o Tesla S. O Honda Civic é o segundo mais roubado, mas interessante mesmo é a lista dos cinco carros menos surrupiados , aqueles que causam arrepios até mesmo nos criminosos, sem que se saiba exatamente a razão.
Esta lista foi elaborada a partir de números oficiais da polícia dos Estados Unidos. A média lá se situa na faixa de 3,51 roubos/furtos a cada 1000 carros, mas estes que estão entre o Top 5 dos menos levados estão na casa de 0,4/1.000 unidades.
5. Dodge Journey
O Dodge Journey é um dos carros menos roubados/furtados nos Estados Unidos. É provável que isso se deva ao fato de que ele ñunca atingiu volumes expressivos de vendas. A versão européia, o Fiat Freemont, também não aparece com destaque nas listas de mais roubados na Europa. No Brasil, onde Journey e Freemont são vendidos, também não atrai muitos criminosos.
4. Volkswagen Tiguan
O Volkswagen Tiguan é o segundo modelo alemão entre os cinco carros menos roubados nos Estados Unidos. Sinal de que os bandidos norte- americanos preferem o produto nacional… Como no caso do Journey, existem muitos poucos circulando, o que diminui a possibilidade de ocorrências criminosas. No Brasil, ao contrário, os Tiguan atraem a atenção dos desmanches justamente por isso. Suas peças são muito caras.
3. Audi A4
A Audi pode ficar orgulhosa: apesar das qualidades incontestáveis, o A4 não está na lista dos carros mais surrupiados dos Estados Unidos. Na Europa, ao contrário, figura com destaque entre os mais procurados pelos ladrões. No Brasil são procurados pelos desmanches e para assaltos.
2. Honda CR-V
Apesar de bonito e chamativo, o Honda CR-V está na média de roubos de 0,4 carros a cada 1.000, mesmo figurando na lista dos 10 carros mais vendidos do mercado norte-americano, com 183.000 unidades comercializadas até agora 2014. Atrai compradores, mas não ladrões.
1. Tesla Model S
O carro menos roubado dos Estados Unidos é o Tesla S. Como ele vem equipado com módulo de conexão à internet 3G, é fácil localizá-lo e imobilizá-lo à distânciar. A média de subtrações do Tesla S está em apenas 0,15 carros por cada 1.000 unidades vendidas. Afinal, o que fazer com um carro elétrico roubado?