Essa você não sabia: para que servem os pontos pretos nos vidros dos carros?

Compartilhe!

Presentes nos vidros de praticamente todos os automóveis hoje em produção, os pequenos pontos pretos são bem mais importantes do que se pode imaginar.

Da Redação

Ver a imagem de origem

Certamente você já deve ter reparado que nos vidros de quase todos automóveis, provavelmente até do seu, que estes tem nas suas bordas uma faixa preta seguidos de pontinhos também pretos. E se você já se perguntou o que é que essa faixa e pontos pretos estão fazendo lá —seria apenas uma função estética ou teriam alguma utilidade função—, AUTO&TÉCNICA vai responder essa questão.

Começando pela faixa preta, esta se chama “Frit” e consiste numa faixa de tinta cerâmica, impossível de retirar, que é inserida no vidro quando da sua produção (quando este é aquecido).

Ver a imagem de origem

A razão da sua existência deve-se com três funções: criar uma superfície mais rugosa para facilitar a ação da cola que fixa o vidro no lugar; cobrir essa mesma cola para que não seja vista do lado de fora do carro e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta).

Esta última função é, provavelmente, a mais importante de todas. Afinal, com a ação dos raios UV ao longo do tempo, a cola usada para fixar o para-brisas começaria a deteriorar e a perder propriedades. No limite, poderia mesmo deixar de cumprir a sua função de manter o vidro no lugar…

Quanto aos pontos pretos nos vidros, como é possível observar, estes não são colocados de forma aleatória, assumindo um padrão denominado “meio-tom”, ficando mais pequenos e distantes entre si conforme se afastam da faixa preta. Oferecem, assim, uma transição visual mais agradável entre a faixa preta e o vidro em si.

Contudo, a sua função não é apenas estética. Para moldar o vidro com a curvatura certa é necessário aquecê-lo, levando-o ao forno. Com isso, a faixa preta que contorna o vidro vai aquecer mais depressa que o resto do vidro, podendo levar a deformações e distorções óticas.

Os pontos pretos permitem, desta forma, também criar um gradiente térmico entre a faixa preta e o resto do vidro, reduzindo não só essa distorção ótica como também cobrindo-a.

Ver a imagem de origem

Por fim, estes pontos pretos têm ainda uma terceira função, principalmente nos modelos mais recentes, em que também surgem por trás do espelho retrovisor interno (acima). Nesse caso, o objetivo passa por oferecer mais alguma proteção contra os raios solares, principalmente porque aquela zona não é protegida pelas abas do para-sol.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español