SlideÚltima hora

Está chegando: veja o interior do novo Twingo E-Tech

Compartilhe!

No Salão de Bruxelas 2025, a Renault revelou o interior do futuro Twingo E-Tech elétrico, o conceito que antecipa o novo Twingo, modelo que vai chegar ao mercado em 2026. Com várias referências ao clássico Twingo original, o interior foi criado para atender às necessidades do dia a dia, com uma abordagem intuitiva para uma experiência ainda mais prática e agradável.

por Marcos Cesar Silva

O Renault Twingo era um carro urbano pequeno. Apresentado em 1993, inicialmente foi concebido para ter possuir um tipo de carroceria, uma versão e um tamanho motor. A carroceria era de duas portas, tipo monovolume, e foi este modelo que impulsionou outras marcas a fazerem carrinhos urbanos com esse tipo de carroceria. O nome Twingo é uma junção das palavras twist, swing e tango. Projetado sob a direção de Patrick Le Quément, desenhista-chefe da Renault na época, ele derivou de uma série de conceitos desenvolvidos dentro do projeto W60, quando Gaston Juchet era o responsável pelo desenho dos Renault.

A divisão Ampere está acelerando o processo de desenvolvimento e fabricação do novo modelo, para tornar a mobilidade elétrica mais acessível: criado em apenas dois anos, o Twingo vai ser lançado em 2026, com um preço de entrada inferior a US$ 20 mil.

A Renault, com a apresentação do interior do protótipo Twingo E-Tech elétrico, antecipa a abordagem de desenho de seu futuro carro de produção. Fiel ao espírito da primeira geração, com a sua configuração espaçosa e funcional, o interior revisita alguns dos elementos emblemáticos do velho Twingo.

O painel do Twingo E-Tech elétrico é cilíndrico e suspenso e, ao mesmo tempo, atraente e funcional. Trata-se de um automóvel eminentemente moderno, com painel de instrumentos digital de sete polegadas e uma tela multimédia central de 10,1 polegadas. Além de proporcionarem ampla conectividade, estes elementos dão um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo, graças ao seu grafismo original. Ao lado dos três botões do ar condicionado, o botão vermelho do pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.

Todos os aspectos do interior foram concebidos para facilitar a vida a bordo: o layout fluido inclui zonas de arrumação facilmente acessíveis, com espaços sob o painel de instrumentos para maletas e objetos do dia a dia, e há um espaço plano sob o cilindro, que cobre toda a largura do habitáculo. Uma superfície que permite aos passageiros acomodar um livro, o celular ou mesmo os óculos, que ficam assim facilmente acessíveis.

Os revestimentos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração. Combinam com a cor exterior da carroceria, com toques sutis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro. Dado que os carros conceito são uma boa oportunidade para explorar e testar novas ideias, o revestimento do piso deste Twingo é feito de cortiça tingida, material que é resistente e durável.

A filosofia do Twingo está enraizada na sua capacidade de se adaptar facilmente às necessidades quotidianas. Reflexo disso, o banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas partes (50%/50%), adaptando-se assim a todas as situações. Quer o objetivo seja de maximizar o espaço para as pernas, transportar objetos mais volumosos ou aumentar o espaço do porta-malas, este automóvel foi concebido para oferecer funcionamento intuitivo e ótima flexibilidade, tendo ainda quatro portas para garantir um acesso fácil aos ocupantes.

Com um generoso teto em vidro, o habitáculo do protótipo Twingo E-Tech elétrico é inundado de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço. O interior foi concebido para ser atraente, prático e inteligente em todos os aspectos, criando uma experiência que todos os passageiros podem desfrutar. Exemplos disso são o apoio de cabeça dianteiro com uma área magnética, para os passageiros traseiros fixarem os seus celulares, ou uma tira elástica que funciona como uma bolsa para mapas ou para acomodar uma garrafa de água. O botão de regulagem dos encostos dos bancos é inspirado nas rodas de um skate.

Apresentado pela primeira vez ao grande público no Salão de Paris, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um carrinho urbano compacto, que não nega ser amplamente inspirado no modelo da primeira geração. As linhas curvas e os detalhes modernos sublinham bem isso. Os faróis LED, em relevo, conferem um visual expressivo e alegre, enquanto a “assinatura” Twingo, no centro da tampa do porta-malas reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana.

O celebrado e sempre bem lembrado Renault Twingo original, de 1993.

Os show cars são uma ótima oportunidade para a Renault -e outras marcas- apresentar, ao público, suas idéias de futuros modelos. Têm também um objetivo prático, que é permitir aos engenheiros testar e otimizar diferentes caraterísticas. Por exemplo, desde a primeira apresentação do concept, no Salão de Paris de 2024, foram efetuadas várias alterações funcionais e de desenho. A parte inferior da frente agora esconde uma entrada de ar; as extensões dos para-lamas traseiros são menores e os para-choques pretos foram redesenhados e estampados num padrão de “colmeia”, utilizando uma impressora 3D.

Em termos de visual, os puxadores das portas dianteiras deixaram de ter uma moldura iluminada, e foi acrescentada ainda mais uma pequena janela junto aos espelhos retrovisores, e a forma das lanternas traseiros também foi alterada. Estes desenvolvimentos ilustram o empenho da Renault em aperfeiçoar, continuamente, o desenho e as caraterísticas dos seus automóveis, ao longo do processo de desenvolvimento.

Dando continuidade a uma história iniciada há mais de 30 anos, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado no ano que vem. Desenvolvido pela Ampere em apenas dois anos com o objetivo de atingir um preço de entrada inferior a US$ 20 mil, algo raro para um modelo produzido na Europa e ainda por cima elétrico; Isso confirma a ambição da marca de tornar a mobilidade elétrica mais acessível, enquanto complementa os outros modelos da linha elétrica E-Tech: Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic.


Compartilhe!