Esta é a nova Ford Amarok 2023 (é isso mesmo que você leu)
A Volkswagen Commercial Vehicles já apresentou a novíssima picape Amarok 2023. Este modelo, que vem com projeto da Ford (o mesmo da Ranger), promete ser mais eficiente ainda dentro e fora da estrada. Após mais de 830 mil exemplos vendidos de seu antecessor, esta nova picape chega repleta de novidades em termos de desenho, projeto, tecnologia e motores. Não há demérito nenhum no fato da nova picape Volkswagen ter sido criada em parceria com a Ford, já que a marca norte-americana tem impressionante know how nesse segmento.
O modelo foi projetado e concebido na Alemanha e Austrália, mas é fabricada na África do Sul. A nova Amarok mais uma vez ocupará um lugar no topo do segmento das picapes, graças às suas excelentes especificações, uma lista muito maior de recursos de assistência ao motorista e generosa lista de acessórios e sistemas, se comparada com a anterior.
Segundo a própria marca, o modelo tem desenho inovador e visivelmente premium. Esta geração tem visual robusto e atraente, que está associado a um interior de alta qualidade. Na frente, destaca-se a imponente grade de barras horizontais. Ele se funde com o para-choque, dependendo da versão, que apresenta desenho em forma de “X” em versões de nível superior.
|A grade é acompanhada por faróis de LED redesenhados e alongados. Os níveis de acabamentos mais altos incluirão faróis de QI de série. O capô é longo e plano, sinal da origem Ford do modelo. Os para-choques, por outro lado, mostram a robustez, bem como as bordas dos pára-lamas bem definidas são um aceno aos pára-lamas do modelo anterior.
Na traseira, destaque para as lanternas verticais com tecnologia LED de série. O nome “AMAROK” ocupa posição destacada por toda a tampa. Para as rodas temos opções de 18 a 21 polegadas e, para a carroceria, até oito cores, algumas metálicas. Há também uma grande série de mimos e acessórios de personalização.
Como de costume, haverá duas opções de carroceria: Double Cab (cabine dupla) e Single Cab (cabine simples). Nas dimensões, ela cresceu para 5.350 mm de comprimento (+96 mm). A altura é de 1.888 mm (+ 10 mm); enquanto a largura é de 1.910 mm (- 34 mm). A distância entre-eixos de 3.270 mm equivale a um aumento de 175 mm e, como resultado, há mais espaço interno na cabine dupla.
A capacidade de carga também aumenta para 1,2 toneladas. Agora o modelo oferece capacidade máxima de reboque de 3,5 toneladas em mais versões. A caçamba mede 1.544 mm de comprimento na cabine simples e 2.305 mm na cabine dupla. A largura é de 1.224 mm em ambas as versões; e 1.206 mm entre os arcos das rodas. Por outro lado, as saliências da carroceria ficaram menores.
A VW Amarok agora consegue passar por trechos alagados de até 800 mm (contra os 500 mm da geração anterior), além de oferecer a tração integral 4Motion como item de série em alguns mercados. Os compradores poderão escolher entre dois tipos de 4Motion: um com modo 4×4 e outro com tração integral permanente. Em certos locais, teremos ainda uma versão mais em conta, somente com tração traseira.Os ângulos de entrada e saída são de 29º e 21º. Os pneus off-road são padrão desta vez.
Dentro há um grande salto no quesito digital, e as telas predominam. Um quadro digital de 8 polegadas é oferecido como padrão para os instrumentos. Nos acabamentos mais altos, essa tela aumenta seu tamanho para 12 polegadas. O mesmo vale para o sistema de multimídia, que pode ter tela vertical de 10 ou 12 polegadas, versão modificada do Sync 4 da Ford.
As opções de conectividade aumentaram. Apple CarPlay e Android Auto são de série. O equipamento também terá conexões USB, Bluetooth, sistema de acesso e partida sem chave, carregador sem fio para celulares compatíveis e sistema de som Harman Kardon.
Tanto o motorista quanto os passageiros se acomodam em bancos espaçosos e confortáveis, que podem ser configurados opcionalmente com ajustes elétricos. A traseira também oferece bom espaço para três passageiros adultos. Além disso, encontramos uma muitos espaços de armazenamento espalhados por toda a cabine.
A segurança reforçada é fornecida por mais de 30 sistemas de assistência ao motorista, dos quais mais de 20 são completamente novos para o Volkswagen Amarok. Temos cruise control adaptativo, aviso de troca de faixa, assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência, reconhecimento de placas de trânsito…
Entre a oferta mecânica encontraremos um motor a gasolina e até quatro motores diesel diferentes, com quatro ou seis cilindros e deslocamentos de 2,0 a 3,0 litros. Todas as versões são 4MOTION, mas opcionalmente é possível encomendar o modelo com tração traseira. A tração, dependendo do mercado, será conectável ou permanente.
Assim, a nova Amarok terá quatro opções de motores a diesel e um a gasolina, todos turbo. Na África do Sul, onde será produzida, terá o 2.0 TDI de 150 cv, enquanto outros mercados receberão a versão mais potente, de 170 cv. As configurações mais sofisticadas motores de 204 cv ou 209 cv, sempre dependendo do mercado e regras de emissões.
A top da linha usará o 3.0V6 TDI, de 241 ou 250 cv. Nos países onde as picapes a gasolina são as preferidas, haverá opção do 2.3 turbo de 302 cv, criado especialmente para a picape. As transmissões são variadas para a picape, podendo ser equipada com caixa de câmbio manual de 5 ou 6 marchas, automática de 6 velocidades e, para os 2.0 TDI de 209 cv e 3.0V6, há um novo câmbio automático de 10 marchas, substituindo o de 8 velocidades.
Serão cinco as versões de acabamento da nova Amarok: a de entrada é a Amarok. Será seguido pelos acabamentos Life e Style. Oferecidas como versões top de linha, teremos a PanAmerican e a Adventure. Seu lançamento está programado para o final do ano.
A Ford começará a produzir a nova Amarok em setembro, a partir da mesma linha de montagem da Ranger na África do Sul. Mas não se anime, pois as chances de ver a nova Amarok por aqui são reduzidas. A Volkswagen está trabalhando em uma reestilização da Amarok atual, velha conhecida, que continuará sendo feita na Argentina, com data para a nova atualização ser apresentada marcada para 2024. Já afirmou também que não está nos planos fabricar ou vender a nova geração da picape Amarok aqui no Terceiro Mundo. Uma pena.