Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Esta miniatura levou 40 anos para ser montada

Compartilhe!

Esta impressionante e incrivelmente detalhada Alfa Romeo 8C 2300 Monza, na escala 1:8, era um kit tão complicado e difícil de montar que foram necessários três donos ao longo de 40 anos para que fosse construída, com cada um fazendo o máximo que a paciência permitia antes de voltar para a caixa e depois passar para outro abnegado.

por Ricardo Caruso

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model Main



Os kits feitos pela Pocher, empresa italiana famosa por produzir algumas das mais detalhadas miniaturas de automóveis da história, são o sonho e pesadelo de quem aprecia miniaturas de qualidade. Sonho, porque ficam simplesmente maravilhosas depois de finalizadas, e pesadelo justamente porque finalizar uma é algo hercúleo.

Estas miniaturas eram tão detalhadas que os pistões e as válvulas trabalhavam, bem como as janelas subiam e desciam e o volante era funcional. A suspensão e freios também eram funcionavam e as rodas raiadas, por exemplo, exigiam a montagem de raio por raio, além de ter um bombinha para encher os pneus. Uma ou outra peça nunca encaixava e precisava ser refeita de forma artesanal.

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model Overhead



A Pocher foi criada em 1966 e produziu até 2000. Só em 2013 voltou ao mercado, adquirida pela britânica Hornby. A marca normalmente evitava o uso de cola ao máximo, optando por usar minusculas porcas e parafusos para a montagem dos kits. Este kit Alfa Romeo 8C 2300 Monza era composto originalmente por 1452 peças individuais, incluindo 809 peças de latão, 255 peças de aço inoxidável, 270 peças de plástico altamente resistente e 118 peças feitas de outros materiais como aço, borracha, ferro e cobre. Além disso, havia um infindável mercado paralelo de peças e acessórios, para incrementar ainda mais os kits. Hoje chegam a custar US$ 2 mil ou mais.

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model Rear

O Alfa Romeo 8C 2300 Monza era uma versão de competição do lendário Alfa Romeo 8C, automóvel que foi construído numa série de variações, incluindo uma versão Grand Prix, para rua, e um carro de corrida.

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model

Este modelo era alimentado por um motor de oito cilindros em linha, desenhado por Vittorio Jano, engenheiro italiano que trabalhou para a Alfa Romeo, Lancia e Ferrari durante a sua longa carreira. O Alfa Romeo 8C é lembrado como um dos seus mais importantes desenhos e hoje permanece como um dos mais automóveis mais colecionáveis da sua era.

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model Rear 2

A primeira versão de corrida do 8C foi lançada em 1931 com o nome 8C 2300, referência ao motor de 2.3 litros. Este automóvel foi pilotado por Tazio Nuvolari, que conquistou duas vitórias na Targa Florio e uma no GP da Itália, em Monza, onde conduziu a versão do carro retratada nesta miniatura.

Alfa Romeo 8C 2300 Monza Pocher Model Box



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español