Estado de choque: Stellantis vai lançar 75 novos elétricos até 2030

Compartilhe!

“Dare Forward 2030” é o plano estratégico que a Stellantis apresentou para esta década, que acelera a eletrificação das 14 marcas do grupo. Além disso, o Grupo antecipou o primeiro modelo 100% elétrico da Jeep.

por Marcos Cesar Silva

jeep modelo elétrico
O que se sabe é que é um Jeep, 100% elétrico e que chega no ano que vem. E nada mais…

A Stellantis revelou numa conferência online, na qual AUTO&TÉCNICA marcou presença, o plano “Dare Forward 2030”, que define a ambiciosa estratégia de negócios do grupo até ao final desta década, ou seja, 2030, também conhecido como “próximos oito anos”.

Ver a imagem de origem

Como era fácil prever, um dos pilares deste plano passa pela constante eletrificação das suas 14 marcas, com a Stellantis anunciando, nesse sentido, o lançamento de 75 novos modelos 100% elétricos até 2030.

Stellantis

O objetivo passa por garantir que, até o final desta década, 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos correspondam a veículos 100% elétricos com bateria (BEV, Battery Electric Vehicles), totalizando vendas ao ritmo de cinco milhões de veículos elétricos por ano.

Jeep EV
O Jeep elétrico ainda não tem nome.

Um dos primeiros novos modelos 100% elétricos que conheceremos será também o primeiro Jeep movido somente a eletricidade. Com lançamento marcado para o primeiro semestre de 2023, e apesar de a Stellantis ter antecipado as duas imagens que podem ser vistas acima, as informações sobre o modelo são inexistentes. Será menor que o Renegade.

Ver a imagem de origem

Depois do Jeep virá o Ram ProMaster BEV (a Fiat Ducato nos Estados Unidos) ainda em 2023 e a picape Ram 1500 em 2024, a primeira picape elétrica da Stellantis. A RAM 1500 (abaixo) será a primeira picape elétrica da Stellantis.

Ram EV

A Stellantis está preparando o lançamento de mais de 25 modelos elétricos nos Estados Unidos até 2025, estando estes divididos entre Dodge, Ram, Jeep e Chrysler, que verá o seu primeiro elétrico chegar em 2025.

Ver a imagem de origem

Segundo o plano “Dare Forward 2030”, todos os lançamentos da Maserati a partir de 2024 serão apenas de modelos elétricos, seguindo-se o mesmo com as marcas premium do grupo —Alfa Romeo, DS Automobiles e Lancia— em 2025, e as restantes marcas do grupo na Europa em 2026.

Por falar nas marcas de luxo e premium da Stellantis, a meta passa por quadruplicar as receitas da venda de automóveis provenientes destas marcas, garantindo que em 2030 serão totalmente elétricas.

Stellantis
O lado norte-americano da Stellantis recebeu -claro- grande atenção no plano “Dare Forward 2030”.

O plano “Dare Forward 2030” não focaliza apenas no lançamento de novos modelos, com a Stellantis tendo também como pilares estratégicos não só a satisfação dos clientes, como a oferta de tecnologia. Por exemplo, o “Stellantis Corporate Venture Fund” (fundo de investimento) vai contar com cerca de US$ 300 milhões de financiamento inicial que servirá para adotar tecnologias avançadas.

O Grupo voltou a confirmar os compromissos anunciados nos eventos “EV Day” e “Software Day”, onde planejou aumentar a capacidade instalada de produção de baterias de 140 GWh (gigawatt-hora) para aproximadamente 400 GWh —com ajuda da Mercedes-Benz—, expandindo a tecnologia de células de combustível a hidrogênio para os grandes furgões em 2024 ou lançar estudos de software, dados e eletrificação para apoiar a transformação pela qual está passando. Tudo isto deverá permitir redução de 50% nas emissões de carbono até 2030, rumo à neutralidade carbônica até 2038.

Por fim, no campo financeiro os objetivos passam pela duplicação das receitas líquidas para US$ 330 bilhões até 2030, mantendo margem operacional de dois dígitos ao longo do tempo de duração do plano.

Ver a imagem de origem

Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español