Estado de choque: Stellantis vai lançar 75 novos elétricos até 2030
“Dare Forward 2030” é o plano estratégico que a Stellantis apresentou para esta década, que acelera a eletrificação das 14 marcas do grupo. Além disso, o Grupo antecipou o primeiro modelo 100% elétrico da Jeep.
por Marcos Cesar Silva
A Stellantis revelou numa conferência online, na qual AUTO&TÉCNICA marcou presença, o plano “Dare Forward 2030”, que define a ambiciosa estratégia de negócios do grupo até ao final desta década, ou seja, 2030, também conhecido como “próximos oito anos”.
Como era fácil prever, um dos pilares deste plano passa pela constante eletrificação das suas 14 marcas, com a Stellantis anunciando, nesse sentido, o lançamento de 75 novos modelos 100% elétricos até 2030.
O objetivo passa por garantir que, até o final desta década, 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos correspondam a veículos 100% elétricos com bateria (BEV, Battery Electric Vehicles), totalizando vendas ao ritmo de cinco milhões de veículos elétricos por ano.
Um dos primeiros novos modelos 100% elétricos que conheceremos será também o primeiro Jeep movido somente a eletricidade. Com lançamento marcado para o primeiro semestre de 2023, e apesar de a Stellantis ter antecipado as duas imagens que podem ser vistas acima, as informações sobre o modelo são inexistentes. Será menor que o Renegade.
Depois do Jeep virá o Ram ProMaster BEV (a Fiat Ducato nos Estados Unidos) ainda em 2023 e a picape Ram 1500 em 2024, a primeira picape elétrica da Stellantis. A RAM 1500 (abaixo) será a primeira picape elétrica da Stellantis.
A Stellantis está preparando o lançamento de mais de 25 modelos elétricos nos Estados Unidos até 2025, estando estes divididos entre Dodge, Ram, Jeep e Chrysler, que verá o seu primeiro elétrico chegar em 2025.
Segundo o plano “Dare Forward 2030”, todos os lançamentos da Maserati a partir de 2024 serão apenas de modelos elétricos, seguindo-se o mesmo com as marcas premium do grupo —Alfa Romeo, DS Automobiles e Lancia— em 2025, e as restantes marcas do grupo na Europa em 2026.
Por falar nas marcas de luxo e premium da Stellantis, a meta passa por quadruplicar as receitas da venda de automóveis provenientes destas marcas, garantindo que em 2030 serão totalmente elétricas.
O plano “Dare Forward 2030” não focaliza apenas no lançamento de novos modelos, com a Stellantis tendo também como pilares estratégicos não só a satisfação dos clientes, como a oferta de tecnologia. Por exemplo, o “Stellantis Corporate Venture Fund” (fundo de investimento) vai contar com cerca de US$ 300 milhões de financiamento inicial que servirá para adotar tecnologias avançadas.
O Grupo voltou a confirmar os compromissos anunciados nos eventos “EV Day” e “Software Day”, onde planejou aumentar a capacidade instalada de produção de baterias de 140 GWh (gigawatt-hora) para aproximadamente 400 GWh —com ajuda da Mercedes-Benz—, expandindo a tecnologia de células de combustível a hidrogênio para os grandes furgões em 2024 ou lançar estudos de software, dados e eletrificação para apoiar a transformação pela qual está passando. Tudo isto deverá permitir redução de 50% nas emissões de carbono até 2030, rumo à neutralidade carbônica até 2038.
Por fim, no campo financeiro os objetivos passam pela duplicação das receitas líquidas para US$ 330 bilhões até 2030, mantendo margem operacional de dois dígitos ao longo do tempo de duração do plano.