Estagiários da VW montam Golf híbrido de 410 cv
Poucas horas para o início na Áustria do festival Wörthersee 2017, para modelos VW tunados ou especiais, a marca alemã divulgou um protótipo desenvolvido pelos seus estagiários: o Golf GTI First Decade, híbrido com 410 cv de potência máxima.
Há 36 anos que acontece o festival Wörthersee, na Áustria, e as últimas 10 edições ficaram de alguma forma marcadas por protótipos e concept desenvolvidos por estagiários de vários departamentos da Volkswagen. Modelos que habitualmente se destacam pela potência elevada e visual irreverente. E com o Golf GTI First Decade não foi diferente.
O esportivo está equipado com motor a gasolina de 410 cv de potência máxima, responsável por despejar potência no eixo dianteiro, e uma unidade elétrica de 12 kW, que direciona a sua potência para as rodas traseiras. Os dois motores podem trabalhar em conjunto ou separadamente, o que permite ter tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas, e funcionar em modo 100% elétrico, híbrido ou apenas com o motor de combustão. Os modos de condução podem ser ajustados por meio do sistema de multimídia.
Em termos estéticos, o Golf GTI First Decade foi pintado azul (Atlantic Blue Metallic) com faixas ao longo da carroceria, rodas condizentes, spoiler “Clubsport” e logos “First Decade”. No interior, o protótipo perdeu os bancos traseiros mas ganhou um sistema de som com um subwoofer, 11 alto-falantes e 1690 watts de potência.
O Golf GTI First Decade não estará sozinho em Wörthersee. Este grupo de estagiários –com idades entre os 18 e 23 anos– desenvolveu ainda outro modelo, baseado no híbrido Golf GTE Variant.
Aqui, a novidade é mesmo a capacidade da bateria, que cresceu dos 8.8 para os 16.8 kWh, além das novas rodas e do “body kit” mais agressivo (acima).