Este é o novo logotipo da Peugeot
Conforme antecipamos há alguns dias, pela 10ª vez na sua história a Peugeot mudou de logotipo. O objetivo? Marcar a subida de posicionamento da marca.
por Marcos Cesar Silva

Fundada em 1810, bem antes da chegada do primeiro automóvel —o primeiro carro da marca francesa surgiu em 1889—, a Peugeot é uma das mais antigas marcas automóveis do mundo que ainda está em atividade. Talvez por isso, ao longo deste período a marca francesa tenha mudado de logotipo por 10 vezes, com o novo (o 11º) tendo acabado de ser apresentado.
Criado pelo Peugeot Design Lab, o estúdio de Global Brand Design da marca, este novo logotipo “expressa o que fez a Peugeot no passado, o que a Peugeot faz no presente e o que a Peugeot fará no futuro”.
Com visual que remete ao logotipo ostentado pelos modelos da marca francesa entre 1960 e 1964, o novo símbolo da Peugeot evidencia a subida de posicionamento da marca, contando com um brasão e a efígie do leão, elemento comum a todos os logos usados pela Peugeot desde 1850.

Segundo a Peugeot, o seu novo emblema —que será estreado num dos seus modelos com o lançamento da terceira geração do 308 ainda este ano— representa o “abrir de uma nova página da sua história”, com a marca francesa afirmano que “com este símbolo (…) propõe-se conquistar novos territórios e acelerar o seu crescimento internacional”.
Além do novo logotipo, a Peugeot renovou também o seu site, com este fazendo parte da experiência de “concessionária online”, cuja aposta passa pelo conceito de “vendas pela internet“.
O objetivo foi por tornar aquele espaço digital mais simples, eficiente, intuitivo, imersivo, visual, dinâmico e orientado para o negócio. Já para os concessionários, a meta da marca foi tornar o site “num local de experiência ainda mais humana, mais visual e mais pedagógica”.
Por fim, como que para anunciar todas estas mudanças, a Peugeot lançou a sua primeira campanha institucional da marca em 10 anos, batizada de “The Lions of our Time”. Com essa ação, a Peugeot pretende convidar os consumidores a reassumirem o controle do seu tempo.