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Europa impõe limitação automática de velocidade a partir de 2022

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Depois que a Volvo anunciou que irá implantar um limitador automático de velocidade de 180 km/h para todos os seus veículos vendidos a partir de 2020, a União Europeia irá aplicar uma proposta criada pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (CEST), que implica no uso de um sistema para limitar a velocidade máxima dos veículos conforme as vias em que circula, como forma de reduzir o número de acidentes e vítimas causadas por acidentes.
 

Esta proposta do CEST já foi aprovada por membros do Parlamento Europeu (leia aqui), obrigando assim ao uso de um Assistente Inteligente de Velocidade em todos os veículos vendidos na Europa a partir de 2022, que utilizará os dados de GPS que, junto com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, para limitar a velocidade máxima com que o veículo circula na estrada onde se encontra.

 

Este sistema poderá, no entanto, ser momentaneamente desativado, bastando para isso aplicar maior pressão no pedal do acelerador (como numa ultrapassagem), mas será reativado assim que desligar e voltar a ligar o carro. Ainda assim, mesmo que utilize esta funcionalidade, será reproduzido um aviso visual e sonoro indicando que está infringindo o limite de velocidade da estrada ou rua onde circula.

Este sistema de limitação de velocidade estará associado aos demais sistemas de auxílio à condução, como o sistema de frenagem de emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem, detector de fadiga do motorista e outros. Por meio desta solução, a CEST espera que o nível de acidentes seja reduzido em cerca de 30%, e que sejam poupadas até 25 mil vidas durante os primeiros 15 anos de aplicação do sistema.


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