Europa quer limitador obrigatório de velocidade a partir de 2022
A Europa quer que todos os automóveis novos sejam equipados com um sistema inteligente e automático de controle de velocidade, já a partir de 2022. O recurso, conhecido por ISA (Intelligent Speed Assist) é um sistema de auxílio ao motorista que permite limitar a velocidade dos veículos de forma automática, reduzindo o número de acidentes por excesso de velocidade, como parte do programa europeu de combate a acidentes nas ruas e estradas.
De acordo com as estimativas da comunidade europeia, o ISA permitirá reduzir em cerca de 20% o número de vítimas fatais em acidentes rodoviários
O ISA passará assim a ser obrigatório em todos os veículos novos vendidos na Europa, como já acontece com os ABS e controle de estabilidade, e a partir de 2020, também com a frenagem automática de emergência. Caminhões e ônibus já usam o ISA, que está também presente no novo Ford Focus (imagem abaixo), embora possa ser desativado pelo motorista.
A ideia dos europeus de limitar automaticamente a velocidade de circulação, enquadrando-as nos limites máximos permitidos em cada via e sem que o motorista possa interferir, levanta algumas objeções, uma vez que a em determinadas circunstâncias, como numa ultrapassagem, poderá ser preciso de velocidade pontual acima dos limites permitidos para evitar acidente.
No momento, a proposta está ainda em análise e testes, faltando definir se atuará sobre o sistema de frenagem ou direto na entrega da potência ao motor e em que circunstâncias deverá ele atuar.
Veja aqui os limites de velocidade em casa país