Europa quer limitador obrigatório de velocidade a partir de 2022

Compartilhe!

 

A Europa quer que todos os automóveis novos sejam equipados com um sistema inteligente e automático de controle de velocidade, já a partir de 2022. O recurso, conhecido por ISA (Intelligent Speed Assist) é um sistema de auxílio ao motorista que permite limitar a velocidade dos veículos de forma automática, reduzindo o número de acidentes por excesso de velocidade, como parte do programa europeu de combate a acidentes nas ruas e estradas.

De acordo com as estimativas da comunidade europeia, o ISA permitirá reduzir em cerca de 20% o número de vítimas fatais em acidentes rodoviários

O ISA passará assim a ser obrigatório em todos os veículos novos vendidos na Europa, como já acontece com os ABS  e controle de estabilidade, e a partir de 2020, também com a frenagem automática de emergência. Caminhões e ônibus já usam o ISA, que está também presente no novo Ford Focus (imagem abaixo), embora possa ser desativado pelo motorista.

A ideia dos europeus de limitar automaticamente a velocidade de circulação, enquadrando-as nos limites máximos permitidos em cada via e sem que o motorista possa interferir, levanta algumas objeções, uma vez que a em determinadas circunstâncias, como numa ultrapassagem, poderá ser preciso de velocidade pontual acima dos limites permitidos para evitar acidente.

No momento, a proposta está ainda em análise e testes, faltando definir se atuará sobre o sistema de frenagem ou direto na entrega da potência ao motor e em que circunstâncias deverá ele atuar.

Veja aqui os limites de velocidade em casa país

 


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español