Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Evoque: Land Rover ganha batalha judicial contra cópia chinesa

Compartilhe!

A guerra não está ganha, mas a primeira batalha foi vencida. A Land Rover não terá -pelo menos em teoria- cópias chinesas do Evoque. Um tribunal chinês ordenou à Jiangling que suspenda a produção do Land Wind X7 (foto abaxo), a mais descarada imitação chinesa do Range Rover Evoque.

 

Desde 2014 que a Jiangling copiava demaneira absurda o Range Rover Evoque, da Land Rover e com isso faturava milhões vendendo o Land Wind X7 por valores inferiores a US$ 17 mil. AUTO&TÉCNICA noticiou isso várias vezes. A história é tão absurda que um dos acessórios mais vendidos pela marca chinesa é o kit de emblemas e logotipos da Land Rover…

Depois de três anos nos tribunais, a Land Rover conseguiu que a Jiangling fosse condenada a pagar uma generosa indenização, cujo valor não foi revelado. O tribunal do distrito de Chaoyang (Pequim) considerou que a marca chinesa copiou cinco elementos de desenho que são únicos no Evoque. As vendas e produção foram paradas de imediato por ordem do tribunal.

Na esquerda, a cópia chinesa, e na direita, o Evoque original. Alguma dúvida de que houve cópia?

Esta decisão é um caso raro, porque outros construtores levaram cópias de seus modelos a tribunais chineses e nunca tiveram sucesso. A China tem leis de proteção da propriedade intelectual, mas que não são aplicadas para não perder competitividade contra países mais desenvolvidos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español