Última hora

Evoque: Land Rover ganha batalha judicial contra cópia chinesa

Compartilhe!

A guerra não está ganha, mas a primeira batalha foi vencida. A Land Rover não terá -pelo menos em teoria- cópias chinesas do Evoque. Um tribunal chinês ordenou à Jiangling que suspenda a produção do Land Wind X7 (foto abaxo), a mais descarada imitação chinesa do Range Rover Evoque.

 

Desde 2014 que a Jiangling copiava demaneira absurda o Range Rover Evoque, da Land Rover e com isso faturava milhões vendendo o Land Wind X7 por valores inferiores a US$ 17 mil. AUTO&TÉCNICA noticiou isso várias vezes. A história é tão absurda que um dos acessórios mais vendidos pela marca chinesa é o kit de emblemas e logotipos da Land Rover…

Depois de três anos nos tribunais, a Land Rover conseguiu que a Jiangling fosse condenada a pagar uma generosa indenização, cujo valor não foi revelado. O tribunal do distrito de Chaoyang (Pequim) considerou que a marca chinesa copiou cinco elementos de desenho que são únicos no Evoque. As vendas e produção foram paradas de imediato por ordem do tribunal.

Na esquerda, a cópia chinesa, e na direita, o Evoque original. Alguma dúvida de que houve cópia?

Esta decisão é um caso raro, porque outros construtores levaram cópias de seus modelos a tribunais chineses e nunca tiveram sucesso. A China tem leis de proteção da propriedade intelectual, mas que não são aplicadas para não perder competitividade contra países mais desenvolvidos.


Compartilhe!
1716059299