Carros

EX-SEGREDO: A NOVA S10

Compartilhe!

Debaixo da camuflagem, a nova S1o nacional.

No próximo dia 8 de fevereiro, a GM vai apresentar a nova pickup S10 às revistas especializadas. Trata-se da pickup Colorado, modelo global da GM. E nosso amigo e leitor Eduardo Reis fez estas fotos, de um modelo que estava devidamente camuflada, mas parada num estacionamento de shopping center em São paulo, SP.

Finalmente a Chevrolet apresentou sua nova pickup –que aqui vai se chamar S10 mesmo- com a certeza de que vai agitar esse exigente segmento. Já está a venda na Tailândia o novo utilitário de porte médio, batizada de Colorado. Até aí nada demais, não fosse essa a nova pickup média brasileira. A Colorado já foi mostrada como a concept Rallye em diversos Salões.

Lançada recentemente naquele país, o novo modelo inicia as vendas por lá. Além do país asiático, por enquanto só os nos Estados Unidos fabricará e venderá o utilitário. O lançamento seguirá depois para o Brasil, Oriente Médio, África e Oceania. A nova S10 é uma evolução da plataforma GMT355, que tinha sido desenvolvida pela GM e Isuzu, e que serviu de base para o Hummer H3.

Dianteira segue a identidade visual atual da GM.

Se você está se perguntando por que a Tailândia foi escolhida para o lançamento, explicamos: aquwele país é o maior mercado do mundo para a categoria em que a nova Chevrolet Colorado/S10 se enquadra, o de pickups médias.

Para justificar a expectativa com o novo modelo, Brad Merkel, executivo da linha de automóveis globais da GM, revelou outro segredo sobre a relação entre Chevrolet, Colorado e a Tailândia: “Por exemplo, o engenheiro responsável pela Chevrolet Colorado, Roberto Rempel e equipe, moraram na Tailândia durante o seu desenvolvimento. Eles mergulharam num mercado de pickups altamente competitivo e observaram como os tailandeses usam seus veículos, além de vivenciarem condições extremas de  dirigibilidade”, afirmou.

Chris Perry, vice-presidente de marketing e estratégia globais da Chevrolet, falou sobre o futuro do utilitário: “a Chevrolet Colorado está gerando bastante
empolgação ao darmos início ao seu lançamento na Tailândia. Acreditamos que o desenho, a capacidade e a eficiência de combustível da nova Colorado, irá torná-la atraente para os clientes”, disse.

ESTILO

A enorme grade frontal bipartida estilo colméia, marca registrada na nova geração de design Chevrolet, chama a atenção. Os faróis seguem as linhas da carroceria numa linha que segue até a “coluna B”. E apesar de possuir traços suaves e atuais, o estilo da pickup é bem agressivo, com contornos muito parrudas, deixando clara a sensação de se tratar de um veículo robusto. Os detalhes cromados dão um toque de classe no acabamento.

Interior e painel: muito atual.

Acompanhando a tendência do design atual, a lateral da pickup ficou simples e limpa, porém muito atual; os vidros laterais traseiros seguem o estilo das pickups mais modernas. A traseira segue o padrão da empresa empregado em suas ancestrais: lanternas retangulares  e verticais, com leds, e o mais importante: oferecendo muita praticidade e espaço para utilização da caçamba.

Por dentro, acabamento impecável e a última tecnologia em instrumentos, como GPS, medidores e indicadores, informando o motorista sobre tudo que se passa no veículo, como conta-giros, velocímetro, pressão do óleo e pneus. O interior lembra mais um carro de luxo do que um utilitário de trabalho. Entre os principais equipamentos de segurança, destacamos o controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de freio ABS com EBD e múltiplos airbags.

O volante é multifuncional, ou seja, o motorista pode acessar diversas funções sem precisar tirar a mão da direção ou desviar sua atenção do trânsito. Além disso, o seu desenho, de trêsi raios, é exclusivo do modelo. O amplo espaço para todos os passageiros e os mínimos detalhes pensados pela Chevrolet, dão a  sensação de que realmente estamos ao volante de um carro de passeio. Nas versões apresentadas na Tailândia, a pickup tem cabines simples, estendida e dupla.

TRANSMISSÕES

Já o câmbio por lá chegou com duas opções: manual de cinco marchas, ou automático de seis velocidades. Com dois motores movidos a diesel, a linha de motores usada é a Duramax. Um 2.5 de 150 cv, e outro 2.8 de 180 cv de potência. A tração é 4×2 ou 4×4 nas versões LS, LT e LTZ. Mas não será tão simples assim escolher a sua, pois a Chevrolet antecipou no lançamento que o utilitário terá 26 configurações diferentes, além de diferentes alturas em relação ao solo e comprimento da caçamba. No Brasil a lista será mais simples.

Maior espaço interno: conforto aumentou.

A montadora não divulgou maiores informações sobre seu mais novo lançamento, e existe muita especulação quando se fala em data, preço, previsão de chegada e local de produção no Brasil. Boa parte dela foi projetada no Brasil, incluindo interior e painel.

Já no Brasil, existe realmente uma possibilidade muito grande de a montadora manter a produção da pickup em São José dos Campos (a S10 é feita lá). Mas ainda existem dúvidas, que podem fazer a GM optar por levar a linha de montagem para Gravataí (RS). O planejamento da empresa prevê o lançamento no Brasil para o primeiro trimestre de 2012, entretanto, admite-se internamente que a data mais provável está entre maio/junho do próximo ano.

Mais capacidade de carga na caçamba.

Ainda de forma extra-oficial, apuramos que a GM tem quase definido manter o nome S10. Já o preço é mantido em sigilo absoluto e ninguém sequer ousou palpitar, uma vez que o segmento no Brasil cresce, e recebe a cada ano mais concorrentes. Mas seguindo a tendência do mercado e baseando-se nos últimos lançamentos, podemos deduzir que a nova picape chegará custando de 15% a 20% a mais que a atual S10.

MOTORES?

Outro assunto que não recebemos confirmação oficial, foi a continuidade ou não da transmissão automática da S10 e do motor 2.4 Flex, ou o uso de outro conjunto. Os dois foram bem aceitos pelos clientes da marca/modelo, mas não é garantido que estarão presentes na nova versão. É certo que ao lado da versão diesel haverá uma outra flex. Uma SUV derivada dela estápronta, para o lugar da Blaser: é a TrailBlazer.

A S10 foi desenhada em São Caetano do Sul.

A nova Chevrolet Colorado/S10 herdou a expertise da empresa na produção e pickups e utilitários. Falando apenas de Brasil, a GM produz utilitários desde 1958, quando montou o primeiro modelo chamado de Chevrolet 3100, mais conhecida como Brasil. Desta pickup ainda nasceria outro projeto, a Amazonas, que levava confortavelmente oito pessoas. A 3100 saiu de linha em 1964, dando lugar à C-14.

Se a S10 é uma ótima pickup, imagine a nova S10, queestá chegando ao Brasil muito mais atual e melhor. Quando desembarcar aqui, os consumidores ganharão uma nova opção e os concorrentes um rival de peso, que promete incomodar. E a história das pickups de sucesso da Chevrolet vai continuar…

Janela traseira: maior visibilidade.
Por baixo, tudo também é novo.
Assim será a nova pickup Chevrolet S10

– leia mais em SUPER CHEVY e AUTO&TÉCNICA

 

 


Compartilhe!
1714066851