Exagerado: Arash AF10 promete 2080 cv de potência
A Arash Motor Company apresentará uma nova versão do AF10 no Salão de Genebra, no próximo mes de março, na Suíça. O supercarro inglês, sucessor do AF8, de tração traseira, originalmente lançado em 2008, chega com inacreditáveis 2080 cv de potência máxima.
O chassis é feito de fibra de carbono em 13 partes. Já o motor Chevrolet 7.0V8 (o mesmo do Corvette Z06) foi substituído por um sistema híbrido com cinco motores (quatro motores elétricos produzidos na Alemanha pela Compact Dynamics, que funcionam em conjunto com um motor a gasolina).
Cada um dos motores elétricos tem 299 cv e o motor V8 Cruciform -aspirado- tem um compressor bastante compacto montado entre as duas bancas de cilindros em V (como nos Fórmula 1), entregando mais 912 cv. Este motor funciona em conjunto com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, mas cada um dos blocos elétricos (alimentados por baterias de ions de lítio com 32 kW/h, que funcionam como gerador) tem a sua própria transmissão (de duas velocidades).
O AF10 pode ser encomendado com caixa de câmbio manual ou automática com “borboletas” no volante. O conjunto, de tração integral, soma 2080 cv de potência. Anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 322 km/h. O preço deste Arash AF10 rondará os US$ 1,5 milhões.
O carro tem componentes aerodinâmicos específicos, em especial a grande asa traseira, uma asa dianteira ajustável e rodas com porca central em magnésio, além de duas portas de abertura eletro-hidráulica. A suspensão é hidráulica, e permite elevar em 15 cm a altura.
A marca britânica aproveitará ainda para apresentar no evento suíço AF8 Cassini (acima) esportivo mais compacto que o AF10, que surge atualizado. É animado por um motor 7.0V8 LS de origem Chevrolet, com 550 cv.