Estamos apenas no quarto mês do ano e os Estados Unidos já sediaram dois importantes salões de automóveis: Detroit e Chicago. Agora está acontecendo mais um evento de grande porte, o “New York International Auto Show”. AUTO&TÉCNICA foi a única publicação brasileira convidada, a exemplo do que aconteceu no ano passado com o Salão de Chicago.
O NYAS aconteceu pela primeira vez em 1900. Curioso voltar no tempo, há 100 anos, quando o evento aconteceu no Grand Central Palace. Naquela época, Babe Ruth estreava no baseball, o presidente dos Estados Unidos era Woodrow Wilson e um carro custava em média US$ 550. Em 1914, o Salão contou com 84 marcas participantes, que mostraram cerca de 500 carros com preços entre US$ 375 e US$ 7.200. Foi, por exemplo, a primeira aparição de um Chevrolet ostentando a “gravatinha”, o série H. Uma das atrações daquele ano foi o câmbio elétrico Vulcan, que equipava os Haynes, Pullman e Norwalk.
Hoje, um século depois, o NYAS tem cerca de 60 lançamentos locais e internacionais, e destaque para os carros híbridos e elétricos. A indústria americana mostra toda sua força; a GM, por exemplo, reservou um pavilhão inteiro para mostrar seus Chevrolet, Buick e GMC, mais um espaço para os Cadillac. A Chrysler também está com todos os seus modelos, enquanto a Ford comemora os 50 anos do Mustang.
Confira com AUTO&TÉCNICA as principais novidades da 114a. edição do New York International Auto Show.
Corvette C7.Corvette Z06 conversível.Camaro Z/28.Nova Chevrolet Trax/Tracker.Chevrolet Suburban, chassi longo.Chevrolet Colorado, a S10 estilo americano.
Ford Mustang, série especial “50 Years”: 5.0V8 de 420 cv.
SRT Viper GTS: 329 km/h.Dodge Challenger SRT.Dodge Charger Super Bee SRT.Mini Roadster: dois lugares e muito charme.VW Golf R, que por enquanto só vamos conhecer por fotos.Minivan Kia Sedona, 3.5V6 de 269 cv.Kia GT-4 Stinger, concept com motor 2.0, turbo e injeção direta: 315 cv.Novo Kia Soul, e ainda por cima elétrico.Fiat 500, 1957 Edition…… com interessantes rodas Vintage, de liga-leve.500 Abarth Cabriolet, 1.4 de 160 cv, em breve no Brasil.Fiat 500L, com equipamentos Mopar.Scion, linha jovem da Toyota: o pequeno iQ tem motor 1.3 e 94 cv.Nissan GT-R Nismo: mais de 500 cv e US$ 150 mil de preço.SUV: novo Nissan Murano.Tudo novo no Chrysler 200.Nissan Juke, com roupagem Nismo.Renegade, o Jeep que será feito pela Fiat em Pernambuco.Dodge Challenger: sem comentários. Em breve no Brasil.Série Mopar do Challenger: esgotou em um dia.Dodge Charger R/T: 3.6V6 e 292 cv.Porsche 911 Targa: sempre interessante.Bentley Continental GT Speed conversível: 6.0W12 biturbo de 616 cv.4C marca a volta da Alfa Romeo ao mercado americano.Jaguar F-Type: carroceria de alumínio e até 495 cv.SUV da Jaguar começa a ganhar forma.Acura, marca de luxo da Honda nos EUA, mostrou o novo TLX.Cadillac ATS: cupê é novidade.Cadillac Elmiraj: conceito pode se tornar realidade -4.5V8 biturbo, 500 cv.CTS-V, esportivo e cupê, outra novidade da Cadillac.Lincoln MKX.Lincoln MKZ: teto abre e desce até o vidro traseiro.Eletricidade: BMW i3.Detalhe: Chevrolet Corvette.BMW Serie 4: 2.0 turbo de 241 cv.Smart elétrico.Toda a estrutura de alumínio do Corvette.Detalhe: Dodge Charger Super Bee SRT.Mercedes GLA AMG.Detalhe: Chevrolet Traverse.Mercedes C63 AMG.Corvette C7
Nissan Sport Sedan Concept.Lexus LFA: na briga dos esportivos.Lexus RCF, o Toyota de luxo.Detalhe: Nissan Sport Sedan Concept.Audi A3 e-tron.Subaru Impreza WRX STI.Jeep Cherokee.Detalhe: Dodge Challenger Mopar.Jeep Wrangler Unlimited.Jeep Wrangler, série Willys.Detalhe: Mercedes C63 AMG.Os Chevrolet do novo filme “Transformers”.Impala 2014: tudo novo.Detalhe: Audi R8.Aston Martin “tunado”: sacrilégio?GMC Sierra.O novo Chevrolet Cruze.Buick Encore.Nova pickup GMC Canyon.Chevrolet Malibu 2014.