Estamos apenas no quarto mês do ano e os Estados Unidos já sediaram dois importantes salões de automóveis: Detroit e Chicago. Agora está acontecendo mais um evento de grande porte, o “New York International Auto Show”. AUTO&TÉCNICA foi a única publicação brasileira convidada, a exemplo do que aconteceu no ano passado com o Salão de Chicago.
O NYAS aconteceu pela primeira vez em 1900. Curioso voltar no tempo, há 100 anos, quando o evento aconteceu no Grand Central Palace. Naquela época, Babe Ruth estreava no baseball, o presidente dos Estados Unidos era Woodrow Wilson e um carro custava em média US$ 550. Em 1914, o Salão contou com 84 marcas participantes, que mostraram cerca de 500 carros com preços entre US$ 375 e US$ 7.200. Foi, por exemplo, a primeira aparição de um Chevrolet ostentando a “gravatinha”, o série H. Uma das atrações daquele ano foi o câmbio elétrico Vulcan, que equipava os Haynes, Pullman e Norwalk.
Hoje, um século depois, o NYAS tem cerca de 60 lançamentos locais e internacionais, e destaque para os carros híbridos e elétricos. A indústria americana mostra toda sua força; a GM, por exemplo, reservou um pavilhão inteiro para mostrar seus Chevrolet, Buick e GMC, mais um espaço para os Cadillac. A Chrysler também está com todos os seus modelos, enquanto a Ford comemora os 50 anos do Mustang.
Confira com AUTO&TÉCNICA as principais novidades da 114a. edição do New York International Auto Show.
Ford Mustang, série especial “50 Years”: 5.0V8 de 420 cv.