Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

EXECUTIVO DA TOYOTA MORRE AOS 100 ANOS

Compartilhe!

i

Eiji Toyoda, o mais antigo executivo da Toyota, faleceu aos 100 anos de idade. Primo do fundador da Toyota, Kiichiro Toyoda, foi presidente da marca japonesa entre 1967 e 1982, o maior período que alguém dirigiu a marca, tendo sido o homem que conduziu o grupo nipônico ao topo da indústria automobilística mundial.

Falar de Eiji Toyoda é recuar no tempo e lembrar seus diversos sucessos, como o desenvolvimento do Toyota Corolla em 1966 e a decisão de entrar no mercado Premium com uma marca paralela, em 1983, que resultou na criação da Lexus em 1989.

Foi também Eiji Toyoda quem lançou o “Toyota Way”, um método de produção de veículos automóveis que reduz de forma drástica o desperdício, e que acabou imitado em toda a indústria automóvel. Dizem que a inspiração do “Toyota Way” veio de uma visita que ele fez a uma fábrica da Ford em Michigan, em 1950, tendo ali aprendido tudo sobre a produção em série. Impressionado com o que viu e com o nível de maquinário utilizado, Eiji Toyoda regressou ao Japão e mudou o sistema de produção da empresa.

Depois de deixar o cargo de presidente, ocupou o papel de “chairman” da Toyota até 1994, ficando depois disso como consultor honorário da marca.

Um ataque cardíaco aos 100 anos roubou a vida de um dos personagens mais importantes da indústria automobilística japonesa e mundial, no momento em que estava sendo tratado no Hospital Toyota, que o próprio Eiji Toyoda criou em 1938 como clínica da fábrica.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *