Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

F-1: FERRARI JÁ MATOU SETE PILOTOS

Compartilhe!

Villeneuve: velocidade acima de tudo.

A Ferrari foi a equipe de Fórmula 1 que mais perdeu pilotos em acidentes fatais durante a história da categoría. A equipe italiana coleciona sete mortes: Charles De Tomaco (1953), Eugenio Castellotti (1957), Luigi Musso (1958), Peter Collins (1958), Wolfgang von Trips (1961), Lorenzo Bandini (1967) e Gilles Villeneuve (1982). Isso sem contar outras categorias, ou pilotos que ficaram incapacitados (como Didier Pironi em 1982).

Em todo caso, a Ferrari anunciou que vai aproveitar o aniversário de 30 anos da morte de Gilles Villeneuve para fazer um evento, em Fiorano, em homenagem ao piloto canadense. No dia 8 de maio –data do falecimento– a equipe italiana vai levar de volta à pista a Ferrari 312 T4, carro usado pelo piloto na temporada de 1979, última vez que o time de Maranello foi campeão do mundo antes da era Schumacher, com Jody Scheckter.

O canadense venceu seis vezes pela Ferrari.

Quem vai pilotar o histórico carro será o próprio filho de Gilles Villeneuve, Jacques. “Nós decidimos celebrar essa data de maneira muito especial, reunindo os nomes da Ferrari e de Villeneuve em seu ambiente natural, a pista de corrida. No dia 8 de maio, Jacques Villeneuve vai pilotar em Fiorano a 312 T4 usada pelo seu pai em 1979, quando ele e Jody Scheckter conquistaram o título dos construtores”, informou a equipe italiana em seu site oficial.

Gilles Villeneuve disputou 67 GPs pela Ferrari, entre os anos de 1977 e 1982, quando morreu  no treino de classificação do GP da Bélgica, em Zolder. “A sua memória ainda está viva na mente de muitos em Maranello. Seu talento, sua velocidade, sua coragem -que beirava a irresponsabilidade- tudo isso faz com que seu nome ainda seja bastante popular com nossos fãs, mesmo aqueles mais jovens, que só puderam assisti-lo em replay ou lido matérias escritas por jornalistas”, acrescentou a Ferrari.

Villeneuve morreu em 1982, na Bélgica.

Pela equipe italiana, o canadense conquistou somente seis vitórias, mas conseguiu deixar uma legião de fãs. O piloto se caracterizava pela velocidade e pela garra fora do comum. Mesmo em três rodas ou sem aerofólio, acelerava ao máximo seu carro. Poderia servir de exemplo e inspiração para Felipe Massa…

Gilles Villeneuve foi o último piloto da Ferrari que faleceu na pista.

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español