Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

F-1: FIA limita comunicação por rádio e placas

Compartilhe!

Lei do silêncio na Fórmula 1? Depois de praticamente acabar com o ruído dos motores, mais silêncio na categoria. Limitar o contato entre piloto e equipe via rádio é a mais recente medida para aumentar o espetáculo e tentar dar alguma emoção à Fórmula 1. A proibição de determinadas instruções via rádio entre pilotos e equipes causou polêmica. Porém, para que não existam tantas dúvidas, a FIA decidiu comunicar às equipes por escrito sobre o que pode ou não ser feito.

untitled

Por exemplo, os pilotos não podem mais receber avisos relativos à quantidade de combustível que resta no tanque e vão deixar também de receber avisos relativos a ajustes nas baterias.

No mesmo documento, a FIA revela que a proibição se estende também ao “muro dos boxes”, ou seja, a informação que passa agora a não ser permitida via rádio também não poderá ser enviada por meio das velhas placas exibidas.

Da lista de proibições, algumas serão adotadas apenas no GP do Japão, em especial as relacionadas com os pneus e freios. E a FIA deixou ainda claro que estão proibidas “qualquer mensagem  que aparente ser codificada”.

Confira a lista de proibições via rádio e placas:
– Detalhes de tempo de setor de um piloto ou dizer que ele está mais rápido ou mais lento.
– Ajuste de unidades de potência e respectivos sistemas.
– Ajustes na caixa de velocidades.
– Informações sobre os níveis das baterias ou ajustes de desempenho.
– Informações sobre fluxo de combustível (a não ser se for pedido pela direção de prova)
– Informações sobre o consumo e economia de combustível.
– Informações sobre pressão de pneus ou temperaturas (só será proibido a partir do GP do Japão).
– Informação sobre mapa de embreagem ou acertos.
– Informação sobre equilíbrio dos freios.
– Aviso sobre uso dos freios ou temperaturas (só será proibido a partir do GP do Japão) -Responder uma pergunta direta de um piloto, por exemplo: “Estou usando o torque certo”?
– Qualquer mensagem que aparente ser codificada.

Mensagens permitidas:
– Resposta de que a mensagem de um piloto foi recebida.

– Detalhes de tempo de volta ou setor.
– Distâncias para um piloto durante os treinos livres e corrida.
– Ajuda com luzes de aviso durante treinos livres ou corrida.
– Dar as distâncias entre os carros na classificação para posicionar melhor o carro para uma boa volta.
– Aviso de que um pneu estourou.
– Escolha de pneu no próximo pit stop.
– Número de voltas que um piloto tenha feito com um jogo de pneus.
– Tipo de pneu no carro de um piloto rival.
– Indicação de um potencial problema no carro de um adversário durante a corrida.
– Informação sobre a estratégia do adversário.
– Bandeiras amarelas, azuis, Safety Car e outras

–  Entrada de Safety Car.
– Erros cometidos por outros pilotos, como seguir em frente na chicane, saída de pista etc.
– Notificação de que o DRS está ativo ou não.

– Como lidar com uma falha no DRS.
– Mudança do ângulo da asa dianteira no próximo pit stop.
– Transferência de óleo.
– Pista molhada, com óleo ou detritos.
– Quando deverá entrar nas boxes.
– Notificações sobre linhas brancas, cones, necessidade de ir à pesagem quando sair das boxes.
– Recomendações sobre limites da pista.
– Mensagens da direção de prova.
– Informações sobre carro danificado.
– Número de voltas restantes.
– Instruções para troca de equipe.
– Informações para testes durante os treinos livres.
– Informações do tempo.
– Chamar o carro para as boxes para abandonar.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español