Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Faça este teste para conhecer sua personalidade ao volante

Compartilhe!

Recentemente a Goodyear divulgou os resultados de um estudo que procurou descobrir as principais características que as pessoas assumem ao volante. Agora você já poderá fazer um teste para conhecer qual a sua personalidade como motorista. 

thXH0G9UKJ

“Professor”, “Sabichão”, “Competitivo”, “Justiceiro”, “Filósofo”, “Evasivo” e “Fugitivo” são os principais traços de personalidade que os motoristas assumem quando estão ao volante, e estes rótulos definem também um conjunto de práticas que cada um deles tem, habitualmente, enquanto conduz.

Agora a marca de pneus resolveu dar a todos os motoristas a possibilidade de descobrirem a sua personalidade ao volante, por meio de um teste encontrado no site português da empresa (clique aqui). O questionário provavelmente vai permitir a muitos motoristas refletirem sobre a forma como se comportam quando guiam os seus automóveis.

Os psicólogos sociais da London School of Economics and Political Science (LSE) fizeram este estudo em colaboração com a Goodyear. Por meio de grupos de debate e entrevistas com motoristas europeus -mas que valem para os de todo o planeta- os pesquisadores identificaram as sete personalidades que mais se manifestam:

1) O Professor: necessita se certificar de que os demais motoristas estão cientes dos seus erros e espera reconhecimento dos seus esforços para ensinar os outros.

2) O Sabichão: acha que está rodeado por pessoas incompetentes e contenta-se em gritar em tom desafiador com os outros motoristas na proteção do seu próprio automóvel.

3) O Competitivo: precisa passar à frente de todos os outros motoristas e irrita-se quando alguém se intromete no seu caminho. É provável que acelere quando alguém o tenta ultrapassar ou reduza a distância entre ele e o automóvel da frente para impedir que outra pessoa se coloque à sua frente.

4) O Justiceiro: quer punir os outros motoristas por qualquer comportamento que considere incorreto. Pode acabar por sair do seu automóvel ou abordar os outros motoristas, convidando-os para uma briga.

5) O Filósofo: aceita as falhas dos outros condutores e tenta explicá-las de maneira racional. Consegue controlar os seus sentimentos e impeto quando dirige.

6) O Evasivo: trata de forma impessoal os motoristas que cometem infrações, considerando-os apenas como um perigo.

7) O Fugitivo: ouve música alto ou fala ao celular para se isolar. Os fugitivos distraem-se para não se relacionarem com nenhum dos outros motoristas na estrada. É uma estratégia para evitar que fiquem frustrados desde o primeiro momento em que assumem o volante.

“A maioria destes comportamentos pode originar situações perigosas nas ruas. Compreender que tipo de comportamento exibimos e que situações o provocam é o primeiro passo para podermos nos controlar de forma adequada, criando assim um ambiente de direção mais seguro para nós e para os outros nas ruas. Além da aplicação eficaz de leis contra a direção agressiva, a educação e aprendizagem ao longo da vida são as mais poderosas estratégias para abordar este aspecto social e emocional da direção e para alcançar os maiores avanços na segurança rodoviária”, explicou Olivier Rousseau, vice-presidente da Goodyear na Europa, Oriente Médio Oriente e África.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español