Famoso Chevrolet “Bel Air” 1957 street rod ressuscitou elétrico
Invariavelmente, os Chevrolet 1955, 1956 e 1957 (conhecidos como Tri-Chevy) são chamados de Bel Air. Na verdade, Bel Air era a versão top de linha nesses três anos, e havia ainda a 210 (intermediária) e 115 (de entrada). O carro que mostramos nessa transformação é um Chevrolet Two-Ten de 1957, um clássico das revistas americanas.
por Ricardo Caruso
Em 1965, a revista “Popular Hot Rodding” embarcou em um projeto de carro de longo prazo, para experimentar vários motores e peças de desempenho. Começando com um Chevrolet 210 1957 que custou US$ 250, o projeto passou a se tornar uma sequência de testes por mais de cinco décadas, sempre evoluindo e acompanhando os tempos. E ainda recebendo o nome de “Projeto X” no processo.
Ao longo dos anos, ele teve motores de seis cilindros em linha e V8, às vezes usando carburadores, injeção de combustível e até mesmo sobrealimentação. Agora, o famoso Chevy 1957 foi totalmente eletrificado sem perder sua identidade de “street rod”.
Uma parceria entre a Chevrolet Performance, revista “MotorTrend” e a Cagnazzi Racing ressuscitou este Chevrolet 210, trocando o motor V8 por um elétrico com cerca de 340 cv.
A bateria de lítio de 400 volts foi desenvolvida em torno de um conceito modular batizado de “Connect & Cruise eCrate Propulsion System Concept”. A bateria, com capacidade para armazenar até 30 kWh, está alojada no porta-malas. Curiosamente, a bateria está sendo avaliada para uso potencial como um produto da Chevrolet Performance de próxima geração, que pode permitir aos clientes “dimensionar a capacidade das baterias com base no alcance, custo e considerações de peso” . De acordo com a “MotorTrend”, a unidade de acionamento elétrico é derivada de um próximo EV de produção da GM.
A conversão deste maravilhoso clássico em um veículo elétrico exigiu várias adaptações. Entre elas, a adaptação de um interruptor para o freio de estacionamento elétrico e uma bomba de direção eletro-hidráulica.
O “Project X”, como é chamado pela General Motors, conta ainda com uma suspensão frontal de Corvette (instalada em 2007), de sexta geração, com molas dianteiras mais macias e molas traseiras mais rígidas, pois agora há menos peso sob o capô e mais peso sobre o eixo traseiro em comparação com a construção anterior. Por fim, a remoção do sistema de escapamento permitiu que a equipe de técnicos envolvidos na montagem do carro baixasse o chassi em duas polegadas. De resto, o veículo mantém seu visual clássico por fora.
“A reinvenção do Project X é um forma de sublinhar que a nossa visão de um mundo com emissões zero tem espaço para clássicos como os ‘Chevys Tri-Five’”, defendeu Prashant Ahire, responsável pela equipe de engenharia da ECrate, Chevrolet Performance.
À medida que a General Motors lança sua tecnologia de veículos elétricos, a Chevrolet Performance planeja oferecer soluções de propulsão EV (electric vehicles) para entusiastas que procuram modernizar os seus carros”, concluiu Prashant Ahire.