Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CONTRAN RECOMENDA: FARÓIS BAIXOS DE DIA

Compartilhe!

 

A CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal- aprovou projeto de lei que obriga os motoristas a trafegarem com faróis baixos de seus carros ligados em rodovias mesmo durante o dia. O autor do projeto, senador Eunicio Oliveira (PMDB-CE), afirmou que a medida é importante para aumentar a segurança no trânsito, já que permite a visualização do veículo a distâncias maiores. Segundo pesquisas européias, isso pode deixar os carros até 50% mais perceptíveis no trânsito durante o dia.

Hoje, já existe a recomendação para a utilização de faróis baixos acesos durante o dia, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o senador,  a “recomendação” deve virar lei e ser incorporada no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.

Aprovado no Senado, o projeto de lei seguirá agora para análise e estudos na Câmara dos Deputados. Se for aprovado sem modificações, o projeto passará então para sanção presidencial e terá prazo de 100 dias para entrar em vigor.

Seria interessante que a medida fosse aplicada não só nas estradas, e sim em todo tipo de vias, e também que os carros já saíssem de fábrica com faróis baixos que acendessem ao dar a partida.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español